HALLIBURTON E PETROBRÁS ASSINAM ACORDO DE COOPERAÇÃO MIRANDO NO PRÉ-SAL E EM CAMPOS MADUROS
A Halliburton e a Petrobrás assinaram um acordo de cooperação tecnológica visando o pré-sal e campos maduros. A companhia americana afirmou que a parceria vai facilitar o desenvolvimento de soluções inovadoras em geofísica, perfuração, caracterização de reservatórios, testes de poços, garantia de fluxo e produção.
O acordo vai se concentrar em três pontos: redução do investimento em construção de poços, monitoramento de reservatórios a longo prazo e aumento da produtividade de poços. Essa é a segunda etapa da cooperação tecnológica entre as companhias, que começou em 2009. Desde então, Petrobrás e Halliburton trabalharam juntas em 11 projetos.
A colaboração ficará concentrada no Centro de Tecnologia da Halliburton no Brasil, no Rio de Janeiro. A companhia americana possui uma rede de 15 centros tecnológicos espalhados pelo mundo.
A cooperação é válida só precisa que se explicitem os termos. A Halliburton é, por tradição vendedora, de serviços de perfilagens, DST, monitoramento de poços etc..,em todas as fases ou seja exploração, delimitação e produção e domina, junto com a Schlumbeger o mercado mundial, após incorporar nas crises os potenciais concorrentes. Será que a cooperação é apenas na vendagem de serviços como tradicionalmente é feito ou implica em receber por serviços, no risco, com base no aumento de performance de produção dos poços ou na economia mediante gerenciamento dos projetos. Se os termos e temas da cooperação não forem bem… Read more »