HAMBURG SÜD INVESTE R$ 700 MILHÕES EM CABOTAGEM NO BRASIL
A expectativa da Hamburg Süd é de que o transporte entre portos nacionais aumente mais de 15% ao longo deste ano. Visando este mercado, a empresa investiou R$ 700 milhões na renovação da frota da sua subsidiária Aliança. Esse investimento alto também é por conta do pessimismo que a empresa vê no comercio exterior em 2015, preferindo apostar na cabotagem para aumentar seus números no Brasil.
No total, foram comprados seis navios porta contêineres – quatro deles com capacidade de 3.800 teus (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) e dois de 4.800 teus. Agora, A Hamburg Sud conta com 11 embarcações na costa brasileira, metade do total de navios que fazem a movimentação de contêineres no país.
O investimento em cabotagem faz bastante sentido quando vemos alguns números da empresa. Se no último o transporte de cargas importadas cresceu apenas 2%, a cabotagem teve crescimento de 35% e representou 20% da movimentação da empresa. O presidente da Hamburg Süd, Julian Thomas (foto), aposta no crescimento da cabotagem no país, ainda muito longe dos números chineses, por exemplo, onde representa 48% de toda movimentação de cargas do país, enquanto no Brasil ainda é apenas 10%.
A cabotagm cresce no país apoiada no reajuste dos combustíveis e nova lei dos caminhoneiros, que elevou consideravelmente os valores de transporte rodoviário. O ponto negativo é a maior organização necessária, por parte do cliente, entre a chegada do caminhão no porto e a chegada do navio. A Hamburg Süd, então, tem feito o “porta a porta”, que significa retirar a mercadoria na fábrica e entregar no cliente.
A Hamburg Süd também está apostando também no transporte de carga de projeto. A empresa tem transportado em navios as pás para usinas eólicas do Nordeste. O tempo para transporte desse tipo de equipamento, por terra, demoraria até 60 dias, enquanto em navios a carga chega em cinco dias, de acordo com o executivo da empresa alemã.
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