HAYS PREVÊ A CRIAÇÃO DE 3,63 MILHÕES DE NOVOS EMPREGOS POR ANO ATÉ 2014
O Brasil está vivendo um painel diferente. A escassez de talentos é fruto do surgimento de novas carreiras, da expansão das organizações e da internacionalização das operações. A Hays divulgou uma pesquisa da FGV que prevê a criação de 3,63 milhões de novos empregos por ano, até 2014, e R$ 63,48 bilhões de aumento de renda para a população. A empresa trabalha ao lado dessa previsão atuando exatamente contra a dificuldade em recrutar profissionais capacitados a enfrentar os novos desafios de um mundo corporativo globalizado. O Gerente da Hays Oil & Gas no Rio de Janeiro, Bruno Fonseca, conversou com o repórter Estephano Sant’Anna sobre o recrutamento de profissionais e a chegada de investidores para o mercado de óleo & gás no Brasil.
Como funciona o processo de recrutamento e qual é a atuação da HAYS?
Nosso cliente passa uma demanda e a HAYS faz todo o processo de mapeamento do mercado entrevistando possíveis candidatos com o perfil buscado, até chegarmos em uma lista final. Após isso, o RH interno da empresa tem apenas o trabalho de escolher qual dos candidatos tem o melhor perfil para atuar na empresa e contratá-lo.
No setor de óleo & gás, para quem vocês fazem consultoria e como tem sido o recrutamento de investidores estrangeiros?
Trabalhamos para empresas do segmento de média e alta gerência dentro de toda a cadeia de óleo & gás. De uma posição estratégica de engenheiro técnico até um diretor-geral. É importante perceber que inúmeras empresas start-ups estão chegando ao Brasil todos os dias então essa demanda com investidores só tem aumentado.
O que mais atrai os investidores desse setor?
O potencial de descobertas e a necessidade de fazer trade com o mercado internacional, possibilitam ganhos incríveis para aqueles que têm uma visão global. Já em relação a salários, peso da moeda local e investimentos, isso varia de país para país.
Como anda a procura de vagas por profissionais dessa área? Eles vem para o Brasil com grandes expectativas de aumento de salário?
A alta procura de profissionais de óleo & gás já existe desde 2006 com a descoberta do pré-sal e a maturação dos campos descobertos 10 anos antes que retomaram esse mercado de engenharia de petróleo. Eles já vem para o país esperando aumento de salário. Este ano que passou (2011), a pesquisa salarial da HAYS mostra que o Brasil é um dos países que mais bem paga um profissional no mundo, a frente da Europa e Estados Unidos, por exemplo.
Qual a região que mais atrai investidores e quais as formações acadêmicas mais procuradas?
As regiões mais atrativas são, sem dúvida, o Rio de Janeiro, Macaé, Nordeste e Santos. Já quanto às qualificações, a maior atenção vai para engenheiros mecânicos e geólogos.
Gostaria de receber com freqüência material
Atenciosamente
Felix
Direitor CTC