HIDRELÉTRICA DE JIRAU É INAUGURADA EM RONDÔNIA
O Brasil concluiu mais uma mega hidrelétrica. Desta vez foi a usina de Jirau, inaugurada oficialmente nesta sexta-feira (16), em Porto Velho (RO), com capacidade instalada de 3.750 megawatts (MW) e garantia física de 2.205,1 MW, suficiente para atender mais de 40 milhões pessoas.
O empreendimento utiliza a água do Rio Madeira para movimentar suas 50 turbinas, que chegaram à plena operação comercial em novembro, após a 50ª unidade ter começado a fornecer para o sistema nacional.
A usina de Jirau é controlada pela Energia Sustentável do Brasil S.A (ESBR), uma joint venture formada por Engie (40%), Eletrosul (20%), Chesf (20%) e Mizha Participações (20%), subsidiária da Mitsui.
O empreendimento demandou R$ 19 bilhões e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social foi o maior financiador da obra, combinando financiamento direto com repasses através de outras instituições financeiras – Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Bradesco e Itaú Unibanco.
A usina de Jirau é a terceira maior do Brasil, a 17ª do mundo, e fornece energia tanto para o Sistema Interligado Nacional quanto para o sistema Acre/Rondônia, tendo iniciado a operação comercial de sua primeira turbina em setembro de 2013.
Os estudos preliminares para a construção da hidrelétrica começaram ainda na década de 90, mas só em 2008 o projeto do complexo de geração do Rio Madeira, que inclui também a Usina Hidrelétrica Santo Antônio, teve sua energia vendida pela primeira vez.
Deixe seu comentário