HITACHI DESENVOLVE ROBÔS PARA FAZER TRABALHOS DE INSPEÇÃO EM FUKUSHIMA
Dois robôs foram desenvolvidos conjuntamente pela Hitachi e pela Hitachi-GE Nuclear Energy para atuar nas operações dos sistemas de controle remoto para a remoção de combustível na usina nuclear de Fukushima, no Japão. Um robô é submersível enquanto o outro pode mudar de forma.
O robô submersível foi desenvolvido para identificar e acessar os locais de vazamento nos reatores, onde a água radioativa se acumulou. Com um peso de 32 ??kg, ele é manobrado com seis propulsores, sendo quatro para o movimento vertical e dois para horizontal.
Equipado com duas esteiras rolantes, o equipamento pode se deslocar horizontalmente dentro da água, no fundo de uma piscina, ou de modo vertical, por meio de sucção. Ele tem uma altura de 33 centímetros, um comprimento de 60 centímetros e uma largura de 45 cm, pode acessar espaços estreitos subaquáticos e é operado através de um cabo de 80 metros de comprimento.
O robô que muda de forma foi desenvolvido para atuar em áreas de difícil acesso. É composto por três segmentos: corpo principal do robô e duas esteiras rolantes compactas. Ele pode assumir uma forma longa e reta para passar por espaços estreitos, como tubos de 10 centímetros de diâmetro.
Alternativamente, o robô pode rodar suas esteiras em 90 graus em relação ao seu corpo central para assumir uma forma de U, adquirindo melhor estabilidade para se deslocar sobre superfícies planas. Ele tem 9 centímetros de altura. Dependendo da posição de suas esteiras, seu comprimento varia entre 25 e 64 centímetros e sua largura fica entre 6,5 e 27 centímetros. Pesando 7,5 kg, ele é operado através de um cabo de 40m.
Deixe seu comentário