HITACHI MODERNIZARÁ ESTAÇÃO PARA SEGURANÇA ENERGÉTICA E INTERLIGAÇÃO DE SEIS PAÍSES ÁRABES
A Hitachi Energy e a Autoridade de Interconexão do Conselho de Cooperação do Golfo (GCCIA) anunciaram a assinatura de um contrato de modernização da estação conversora de corrente contínua de alta tensão (HVDC) de Al-Fadhili, na Arábia Saudita. O objetivo da colaboração é criar uma rede interconectada resiliente, garantindo segurança energética e benefícios econômicos. A estação conversora de Al-Fadhili iniciou suas operações em 2009 como parte de um projeto para interconectar as redes de energia de Bahrein, Kuwait, Omã, Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Após modernizada, a estação Al-Fadhili poderá transferir até 1.800 megawatts de eletricidade entre esses países. Além disso, a estação tem a finalidade especial de manter a estabilidade das redes conectadas. Esse projeto atualizará hardware e software existentes pelo sistema de controle e proteção MACH de última geração da Hitachi Energy.
A GCCIA permite o compartilhamento da reserva operacional, o que alcança maior eficiência no uso das capacidades operacionais e na operação das estações de geração de energia elétrica. “A segurança elétrica é algo frequentemente subestimado pela sociedade, mas são sistemas especiais como este de Al-Fadhili, que mantém o fluxo de energia, que são essenciais para a economia e o bem-estar da sociedade local“, disse Niklas Persson, Diretor da Hitachi Energy. “Com essa modernização, a Hitachi Energy agregará um valor significativo, com um impacto real, melhorando o desempenho do sistema e expandindo ainda mais sua vida útil“, concluiu.
O projeto contribuirá para o fortalecimento da expansão de interconexões elétricas adotadas pela autoridade, que visa aumentar a confiabilidade da energia na rede do Golfo e torná-la mais eficiente, conforme afirmou Ahmed bin Ali Al-Ibrahim, CEO da Autoridade de Interconexão Elétrica do Golfo: “O projeto representa grandes oportunidades de troca de energia, especialmente no que tange ao aumento na capacidade da conexão elétrica para alcançar uma operação econômica da rede, especialmente durante o verão, e também para aumentar a segurança e a estabilidade da rede e reduzir as interrupções.” Além do anúncio de modernização e de outros projetos em andamento, a Hitachi Energy e a GCCIA estão fortalecendo sua colaboração para construir uma rede de interconexão resiliente. As áreas iniciais de foco da colaboração incluem o desenvolvimento de projetos básicos padronizados a serem aplicados em sistemas de transmissão de corrente contínua e corrente alternada de alta tensão para interconectar países. Isso inclui conexões de rede e soluções de qualidade de energia, em especial STATCOMs, que proporcionam benefícios significativos durante todo o ciclo de vida de planejamento, construção, operação e manutenção dos ativos.
Deixe seu comentário