HITACHI PODE SUSPENDER A CONSTRUÇÃO DA USINA NUCLEAR DO PAÍS DE GALES POR PROBLEMAS DE FINANCIAMENTO | Petronotícias




faixa - nao remover

HITACHI PODE SUSPENDER A CONSTRUÇÃO DA USINA NUCLEAR DO PAÍS DE GALES POR PROBLEMAS DE FINANCIAMENTO

1213A Hitachi está se preparando  para cancelar os planos para construção da usina nuclear de US$ 20,6 bilhões, no País de Gales.  Um impasse em conversas de um mês entre a companhia, Londres e Toyko sobre o financiamento deverá resultar na eliminação de um  projeto considerado emblemático. O martelo só será batido na próxima semana, em uma reunião do conselho da Hitachi. A empresa gastou cerca de 2 bilhões de libras esterlinas na usina de Wylfa, em Anglesey, que teria alimentado 5 milhões de residências. Outra gigante japonesa, a Toshiba, abandonou uma usina nuclear em Cumbria há apenas dois meses, depois de não conseguir encontrar um comprador para o projeto, que atravessa dificuldades. A retirada da Hitachi seria um grande golpe para os planos do Reino Unido de substituir o carvão sujo e reatores envelhecidos por novas usinas nucleares, e pressionar os ministros a considerar outras alternativas em grande escala, como os parques eólicos offshore, que não é uma matriz firme. Isso também marcaria o fim das esperanças do Japão de exportar sua tecnologia nuclear ao redor do mundo.

A Hitachi e os governos do Reino Unido e do Japão têm negociado mais de um preço garantido de energia da Wylfa e uma participação pública potencialmente britânica de £ 5 bilhões no esquema. As negociações se mostraram complicadas para encontrar uma solução que funcione para todas as partes. Os sindicatos disseram que a perspectiva de Wylfa ser cancelada era extremamente preocupante e que perder dois projetos em um período tão curto “deveria soar o alarme” sobre o compromisso do governo com a questão nuclear. A Hitachi disse que não havia tomado ainda uma decisão final. “Nenhuma decisão formal foi tomada a esse respeito atualmente, enquanto a Hitachi vem avaliando o Projeto Horizon, incluindo sua possível suspensão e os impactos financeiros relacionados em termos de racionalidade econômica como uma empresa privada”, disse em uma nota.

A referência a uma “suspensão potencial”, no entanto, foi a primeira confirmação pública oficial de que uma retirada estava sendo considerada. A Horizon Nuclear Power, subsidiária do Reino Unido por trás do esquema, disse que “não estará comentando sobre rumores ou especulações”. O Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial disse: “As negociações com a Hitachi sobre a concordância de um acordo que agrega valor para os consumidores e contribuintes do projeto Wylfa estão em andamento”. A Hitachi enfrentaria um impacto financeiro significativo, mas não fatal, ao cancelar o esquema de Wylfa. Ela gastou quase £ 2 bilhões na usina, incluindo £ 700 milhões na compra do projeto das concessionárias alemãs, em 2012. Apenas uma nova usina nuclear, a Hinkley Point C, da EDF Energy, em Somerset, recebeu luz verde e começou a construção. A empresa francesa e a chinesa CGN querem construir mais.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of