HOMOLOGAÇÃO DA NOVA PISTA DO AEROPORTO DE MACAÉ COMEÇARÁ EM DEZEMBRO
Após um ano e meio de obras, a nova pista do Aeroporto de Macaé está em reta final de acabamento e se aproxima cada vez mais de sua inauguração. A obra já alcançou 98% dos serviços executados. Até o final deste mês serão realizadas a instalação de sistemas elétricos, plantio de grama, delimitação da nova área operacional, sinalização horizontal da pista, taxiways e pátio de aeronaves. Depois da conclusão dos trabalhos, no mês de dezembro, iniciam os processos de homologação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e Aeronáutica, para que a pista entre em operação.
O projeto recebeu um investimento de R$ 220 milhões da Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o aeroporto. A nova pista com 1.410 metros de extensão será entregue no primeiro trimestre de 2025 e vai elevar a categoria do aeroporto que poderá receber aeronaves de maior porte – código C. Além disso, depois da inauguração, o terminal vai se tornar o único do Brasil com base operacional offshore com duas pistas.
A obra, iniciada em junho de 2023, é realizada pelo consórcio Bem Voar, formado pela Construtora Barbosa Mello e Engeform Engenharia. O Aeroporto de Macaé é um instrumento logístico importante para o setor de óleo e gás do Norte Fluminense e de janeiro a outubro deste ano o terminal atendeu a 176 mil passageiros. Mesmo com os trabalhos em andamento, as operações de helicópteros, essenciais para o atendimento offshore, continuam regularmente.
Puxa o TAMANHO DA PISTA DE POUSO E DECOLAGEM DEVERIA SER DE 1.800 METROS PARA POUSOS DE AVIÕES DE CARGA OFFSHORE !!! . E TER ADUANAS PARA CARGAS OFFSHORES PARA SUPLEMENTOS DA BACIA DE CAMPOS – RJ PARA A SEDE DA PETROBRÁS EM MACAÉ-RJ !!! .