faixa - nao remover

HPS PLANEJA AMPLIAR PARTICIPAÇÃO NO SETOR DE PETRÓLEO

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

brunoA companhia HPS Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos planeja ampliar sua participação no setor de petróleo, visando os futuros investimentos que este segmento deve atrair nos próximos anos, especialmente por causa do pré-sal. Já se preparando para atuar ainda mais nessa área, a empresa está em busca de iniciar fornecimentos para a Petrobrás, assim como para outras operadoras atuantes no país. De acordo com o diretor comercial da companhia, Bruno Jansen Lopes (foto), além de aumentar a atuação no segmento de óleo e gás, a HPS também quer se posicionar dentro dos mercados de energia e mineração, bem como fortalecer ainda mais sua presença nos setores de alumínio e siderurgia. Com sede em Piracicaba (SP), a companhia estima que cerca de 10% de seus negócios estejam hoje na área de petróleo, mas planeja aumentar esta participação para 30% até o início de 2015.

Como a empresa está se inserindo no mercado de petróleo?

Nosso trabalho neste setor começou no segundo semestre do ano passado. Iniciamos o processo de cadastramento com a Petrobrás e também estamos fazendo trabalhos para empresas fornecedoras. A HPS planeja expandir seus negócios no segmento de petróleo, que se apresenta muito promissor por conta dos investimentos no pré-sal.

Quais equipamentos a HPS pode fornecer para as petroleiras?

Nós fabricamos cilindros hidráulicos, pneumáticos e acumuladores de pressão – muito utilizados no segmento de petróleo. Além de produzir nossos próprios produtos, somos distribuidores de equipamentos da Nord-Lock e da americana Chesterton. 

Atualmente, qual a participação do setor de petróleo dentro dos negócios da HPS?

Como começamos a atuar neste mercado há pouco tempo, a fatia deste segmento é de 10%, mas temos a expectativa de aumentar esse índice para 30% até o próximo ano. Já estamos realizando o cadastramento para a obtenção do CRCC [Certificado de Registro e Classificação Cadastral] da Petrobrás, processo que é relativamente demorado. Após a obtenção deste cadastro, esperamos aumentar nossa participação no setor.

Quais mercados vêm oferecendo mais oportunidades para a empresa?

O setor de maior destaque para os negócios da HPS é o siderúrgico, visto que temos contratos com várias indústrias siderúrgicas espalhadas pelo país. O segundo segmento de maior importância para a companhia é o de alumínio, onde também temos atuação em escala nacional.

A empresa tem atuação no setor de energia?

Sim, também estamos com um trabalho recente nessa área. Estamos visando distribuir equipamentos de porte maior neste setor e esperamos ter mais representatividade daqui a alguns anos. No mercado de energia, já estamos um pouco mais avançados do que no segmento de petróleo, especialmente porque o cadastramento dentro do setor energético é mais rápido em relação ao petrolífero.

Em qual setor a companhia deseja focar durante os próximos anos?

O nosso plano para este ano de 2014 é iniciar no setor de mineração, mercado que possui uma alta demanda e que será muito interessante para a empresa. Além disso, queremos dar ênfase aos nossos serviços  em energia, celulose e petróleo.

Qual é a estrutura física da companhia?

Temos uma fábrica em Piracicaba, no interior de São Paulo, onde realizamos a fabricação e recuperação dos cilindros hidráulicos e acumuladores de pressão. A companhia também possui representações no Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

Quais são as expectativas de mercado para o futuro?

Além de expandir a nossa participação em novos segmentos, esperamos manter a tendência de crescimento do nosso faturamento. De 2012 para 2013 tivemos um aumento de 50% no nosso faturamento e, para 2014, esperamos crescer ainda mais.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of