HRT CONCLUI NEGOCIAÇÃO COM TNK-BRASIL
A subsidiária da HRT, HRT O&G, anunciou a apresentação à ANP de um pedido de transferência de 45% dos 21 blocos na Bacia de Solimões para a TNK–Brasil, subsidiária da joint venture anglo-russa TNK-BP. A transferência sacramenta a aquisição do direito de exploração pela empresa russa, em acordo de um bilhão de dólares, pagos em cinco parcelas ao longo de 30 meses, firmado no final de outubro de 2011.
A negociação entre a HRT e a TNK-BP vem acontecendo desde o início de 2011, quando também envolvia a Petra, empresa que era dona de 45% dos direitos de exploração da bacia. Após pouco progresso, o acordo de compra da participação foi divulgado, porém somente dois meses após a assinatura do acordo entre a HRT O&G e a TNK-Brasil, a empresa brasileira assinou o acordo de compra da participação da Petra, repassada para a TNK-Brasil.
Os custos incorridos no Solimões em 2011 e também durante os primeiros 175 milhões de dólares de investimento russo a partir de janeiro de 2012 ficarão a cargo da HRT O&G, que, em contrapartida, receberá até US$ 250 milhões quando atingidas algumas metas de desempenho pela TNK-Brasil. Segundo o presidente da HRT, Marcio Rocha Mello, o acordo deve maximizar a exploração na Bacia do Solimões.
O representante da TNK parece muito satisfeito, feliz…Vamos torcer e esperar que, na contrapartida, a HRT possa atingir as metas combinadas. Quais seriam essas metas acertadas? Descobertas comerciais de óleo/gas?