HRT MUDA DE NOME PARA PETRORIO E ADQUIRE PARTICIPAÇÃO DA SHELL EM BIJUPIRÁ E SALEMA
A última terça-feira (20) foi de grandes mudanças para a HRT. Durante teleconferência, o diretor comercial e de desenvolvimento de negócios, José Carlos Pedrosa, e o diretor de projetos, Nelson Queiroz Tanure Filho, anunciaram a mudança do nome HRT para PetroRio. Outra novidade é a aquisição de 80% da participação da Shell nos campos de Bijupirá & Salema, localizados na Bacia de Campos.
Os campos adquiridos têm produção diária de 22 mil barris de óleo leve e 325 mil metros cúbicos de gás associado, equivalentes a 24 mil barris de óleo equivalente por dia (boe/dia). Com profundidade de 480 a 859 metros, os campos apresentam óleo leve, com grau API de 28 a 31. No total, Bijupirá conta com 12 poços, oito em produção e quatro injetores de água, enquanto Salema tem quatro em produção e dois injetores de água.
O FPSO Fluminense, embarcação que opera os dois campos, também foi adquirido pela PetroRio, como parte da transação. Sua capacidade de produção diária é de 70 mil barris, com volume de estocagem de até 1,3 milhões de barris. Sua atual operadora é a Modec.
A Petrobrás é sócia da PetroRio neste empreendimento, com os 20% restantes dos ativos. A expectativa das companhias é que, mesmo sem novos investimentos, estes campos tenham vida útil por, pelo menos, de cinco a sete anos.
A data da operação foi definida como dia 01 de janeiro de 2015, ou seja, tudo o que foi produzido a partir desta data é da PetroRio, sendo ajustado quando da liquidação da operação, após aprovação da cessão de direitos pela ANP. O negócio foi concluido com pagamento de 20% com capital próprio e 80% com dívida, lastreada em produção futura, principalmente, dos dois campos. O principal financiador da operação é a Glencore PLC, parceira da empresa no Campo de Polvo.
Bijupirá & Salema se juntam ao Campo de Polvo na lista de campos operados pela PetroRio, todos na Bacia de Campos, distantes apenas 80 quilômetros. A aquisição dos campos aumenta a produção diária da companhia para 33.000 barris de óleo, triplo da atual produção.
Deixe seu comentário