HYDRO PARAGOMINAS FAZ ACORDO PARA A UNIVERSIDADE DO PARÁ DESENVOLVER PROJETO DE ENERGIA ATENDER A SUA UNIDADE | Petronotícias




faixa - nao remover

HYDRO PARAGOMINAS FAZ ACORDO PARA A UNIVERSIDADE DO PARÁ DESENVOLVER PROJETO DE ENERGIA ATENDER A SUA UNIDADE

PARAGOMINASEm um cenário em que a busca por fontes de energia renovável tem sido fator decisivo para operações mais limpas e sustentáveis, a Hydro dá um importante passo neste sentido e acaba de firmar uma parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) para a realização de estudos sobre o uso de placas solares na sua mina de bauxita em Paragominas (PA). A universidade irá realizar testes com um sistema fotovoltaico flutuante no reservatório de água da Hydro Paragominas. Um dos objetivos principais é possibilitar a redução da evaporação da água dos reservatórios da planta, além de oferecer uma nova fonte de energia capaz de atender parte do consumo próprio da mina. O investimento inicial no projeto de pesquisa tem a duração de dois anos.

O projeto auxilia no reaproveitamento de água, eliminando a necessidade de usar água nova na operação. Como as placas flutuariam nos reservatórios, a taxa de perdasHYDRO PARAGMINAS RESERVATORIO por evaporação é reduzida, aproveitando assim a maior quantidade de água possível nas operações. O uso de sistemas fotovoltaicos flutuantes é inovador e tem mostrado que consegue produzir mais energia que o convencional pelo fato de manter as temperaturas das placas mais amenas. A expectativa é que cada quilômetro com o sistema fotovoltaico instalado gere 50MW. Na fase de testes, uma área de 156m² será usada para avaliação preliminar. Se a pesquisa comprovar a eficiência do processo, a Mineração Paragominas tem o potencial de expandir a área coberta no futuro, gerando mais energia EVILMARproporcionalmente.

“Essa pesquisa está alinhada com o objetivo da Hydro de ser cada vez mais sustentável. Se os resultados forem positivos, poderemos economizar ainda mais água em nossos processos e fornecer uma alternativa de energia renovável para nossas operações. É um benefício para a companhia e para a conservação do meio ambiente. Temos o compromisso de estar sempre inovando em busca de processos produtivos mais sustentáveis e a UFPA tem sido uma parceira importante neste objetivo”, afirma Evilmar Fonseca (foto à esquerda), diretor industrial da Hydro Paragominas.

Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, Iracilda Sampaio (foto à direita), a sustentabilidade é umREITORIA conceito muito demandado no mundo moderno e, neste contexto, a produção de energia renovável, energia que não polui o meio ambiente, é um anseio de toda a sociedade. “A UFPA possui em seu quadro equipes de pesquisa competentes no campo da energia sustentável e essa parceria da UFPA com a Hydro, usando painéis solares para produção de energia, é muito oportuna no momento. Vivemos em uma região rica em sol e em água e temos todas as condições de avançar nesta área de pesquisa, em uma parceria importante universidade-empresa. Nossas expectativas são muito grandes quanto ao sucesso desse empreendimento”, disse.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of