IBAMA AUTORIZA O TESTE DE LONGA DURAÇÃO DE FARFAN, NA BACIA DE SERGIPE-ALAGOAS
O Ibama deu o sinal verde para a Petrobrás iniciar o Teste de Longa Duração (TLD) da área de Farfan, no bloco BM-SEAL-11, na Bacia de Sergipe-Alagoas. A licença de operação terá duração de 180 dias e o TLD será feito por meio do FPSO Cidade de São Vicente.
Como se sabe, a Petrobrás é a operadora do bloco BM-SEAL-11, com 60% de participação, mas está vendendo uma fatia de 20% da área. O poço de Farfan, conhecido no meio técnico pelo código 3-SES-176D, é uma das seis recentes descobertas em águas profundas na Bacia de Sergipe – que incluem Cumbe, Barra, Muriú, Moita Bonita e Poço Verde.
O diretor de exploração e produção da Petrobrás, Carlos Alberto Pereira de Oliveira, deu declarações neste ano sobre o grande potencial do ativo. “Com a confirmação da extensão e o teste de longa duração em Farfan, que está previsto para 2019, abre-se uma perspectiva importante para Petrobrás”, projetou o executivo. “Nessa província, o que temos encontrado é óleo e reservatório de excelente qualidade”, acrescentou.
Finalmente se faz o certo ou seja se delimita as acumulações descobertas há muito. Ponto para Petrobras e parabéns aos sergipanos que ganharão uma excelente fonte de arrecadação decorrente dos volumes a serem produzidos no TLD.