IBAMA AUTORIZA PESQUISA SÍSMICA 4D EM SAPINHOÁ, NA BACIA DE SANTOS

SUBSEA_VIKINGA Petrobrás divulgou nesta semana, no Diário Oficial da União, que recebeu a licença ambiental para realizar pesquisa sísmica marítima 4D no campo de Sapinhoá, no pré-sal da Bacia de Santos. Na parte de instalação de Nodes (sensores sísmicos instalados no solo marinho), será utilizada a embarcação Subsea Viking. Além disso, será também empregada uma das seguintes embarcações de fonte sísmica: Hugin Explorer, M/V Vantage ou M/V Sanco Sword.

A sísmica 4D engloba, além das 3 dimensões do espaço, o tempo. Através dos Nodes, são emitidos sinais sísmicos por um navio com fonte de energia acústica. Após a propagação desses sinais em direção as camadas geológicas profundas, eles refletem e voltam às estações sísmicas, onde são registrados. Esses dados são processados e se transformam em informações sobre os reservatórios.

A Petrobras é a operadora do campo de Sapinhoá, com 45% de participação, em parceria com a Shell (30%) e Repsol, além de Sinopec (25%). O ativo fica na porção central da Bacia de Santos, a aproximadamente 360 km da costa do estado de São Paulo e 290 km da cidade do Rio de Janeiro, em lâmina d’água de 2.140 metros.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of