IBAMA AUTORIZA PETROBRÁS A REALIZAR LIMPEZA DA SONDA QUE SERÁ USADA PARA PERFURAÇÃO NA MARGEM EQUATORIAL
Ufa! Enfim, algum avanço. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) emitiu um parecer técnico dando o aval para a Petrobrás realizar a limpeza do navio-sonda ODN II – que será usado na perfuração do poço da Foz do Amazonas, dentro da Margem Equatorial. Embora ainda não seja a tão aguardada licença que autoriza a exploração da área, pode ser um indício positivo de que o órgão ambiental, enfim, dará o sinal verde para o início da atividade de perfuração na região.
A atividade de limpeza da sonda ODN II, de propriedade da Foresea, visa eliminar o Coral-Sol, espécie invasora oriunda dos oceanos Índico e Pacífico prejudicial ao ciclo alimentar dos peixes e o equilíbrio da biodiversidade marinha no Brasil. Ele está presente na zona costeira de estados do Sudeste e do Sul. Já houve registro também no estado do Sergipe. Portanto, antes de qualquer atividade em áreas não infectadas, como é o caso da região Norte, os equipamentos precisam passar por um processo de eliminação da espécie.
“Tendo em vista as informações apresentadas pela empresa, incluindo as áreas de navegação e cuidados a serem tomados durante a execução dos corais do casco da embarcação, consideramos que a Proposta para o Gerenciamento da Bioincrustação por Coral-Sol no Casco da sonda está de acordo com as recomendações do Projeto de Prevenção e Controle de Espécies Exóticas Invasoras da Petrobras e podem ser realizadas da forma que foram apresentadas”, aponta parecer técnico do Ibama.
Uma das exigências para o Ibama emitir a licença ambiental para a perfuração é realização da chamada avaliação pré-operacional (APO), que simula um vazamento de óleo para testar a capacidade de resposta a acidentes. A sonda destinada à operação precisa estar na área para a realização do teste.
Limpeza DA sonda????
Pelo amor !! Saibam escrever! Limpeza PELA sonda dos corais .etc
Caro Jonathan, você está equivocado na sua colocação! É a sonda tem que fazer uma limpeza, tipo desinfecção, nela própria, incluindo tanques de lastros, casco, fotos, etc., para se livrar dos tais corais não infectando, assim, áreas que ainda estão livres da praga como é o caso da região norte, especificamente, fiz do Rio Amazonas.
Jonathan, vc não entendeu o texto ou não leu a matéria. Vou plagiá-lo: “Pelo amor”!!!!!
Importante mesmo é a notícia! Mas foi bom a dica para eles .
O meio ambiente não pode ser um atraso no progresso, tem que arrumar uma maneira de conciliar
Quanto foi gasto nessa liberação?
Trabalhei 35 anos na bacia de campos, como supervisor de perfuração e produção de petróleo, e nunca vi nenhum grande vazamento de óleo na área.Sempre houve muito cuidado com vazamentos e queda de óleo no mar.Tem uma equipe muito bem treinada periodicamente nas plataformas, para sanar de imediato esse tipo de situação.