IBAMA CONCEDE LICENÇA PRÉVIA PARA PORTO DE R$ 5 BILHÕES NO ESPÍRITO SANTO
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) concedeu a licença prévia para a construção do Porto Central, que tem como participante majoritário de seu projeto a TPK Logística (detém 70% de participação). O projeto está orçado em cerca de R$ 5 bilhões e também receberá investimento da Porto de Roterdã, uma companhia do governo holandês e da prefeitura de Roterdã, que ficará com quase 30% de participação (quase 1% é responsabilidade do governo do Espírito Santo).
O projeto ficará em uma posição estratégica para a logística naval. Localizado no município de Presidente Kennedy (ES), próximo às bacias de de Campos e do Espírito Santo, com destaque no cenário petrolífero brasileiro. O Porto deve receber uma carga de 226 milhões de toneladas anuais, numa área de aproximadamente 1,517 mil hectares.
As obras devem durar um ano e três meses, com o ápice da operação a ser atingido um ano e nove meses após a inauguração da instalação. O Porto Central planeja receber não só cargas relacionadas à exploração de petróleo, como atracação para outras indústrias. O Ibama divulgou que o porto deve operar sob a lógica de “condomínio”.
Pessoal – este empreendimento é muito esperado por nós – que somos ” viciados” em obras. Tomara que caminhe tudo bem para um sucesso pleno – sem politicagem! Sejamos guardiões! LC