IBP ABRE ESPAÇO PARA INSCRIÇÕES DE TRABALHOS PARA OS MAIORES EVENTOS QUE SERÃO REALIZADOS ESTE ANO
O Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) já está recebendo trabalhos técnicos para alguns dos principais eventos de 2019. Os interessados em divulgar pesquisas, cases e projetos recentes para OTC Brasil, COTEQ, Rio Automação e Rio Pipeline devem se ater ao temário e ao prazo de envio de cada cronograma, podendo concorrer a prêmios e menções honrosas. Os autores também poderão concorrer ao Prêmio Plínio Cantanhede, que será concedido ao melhor trabalho apresentado em um evento do IBP no período julho de 2018 a junho de 2020. Os trabalhos finais farão parte do acervo da biblioteca online do IBP, com registro ISSN, e ainda poderão ser publicados em bibliotecas de universidades e empresas parceiras, além de revistas indexadas. Vejam as oportunidades:
Rio Pipeline
Com o lema “Connecting energy with people”, a edição deste ano da Rio Pipeline traz uma proposta diferenciada de humanizar a indústria de dutos, fomentando e tornando natural a comunicação do segmento com a sociedade. A intenção é criar uma relação de confiança e promover a proteção dessas instalações, destacando os benefícios deste importante modal de transporte para o desenvolvimento dos países. Para tanto, as discussões vão girar em torno de temas como melhoria da eficiência, qualidade e segurança, promovendo a troca de experiências e a difusão de boas práticas da atividade.
O evento acontece de 3 a 5 de setembro, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. Os trabalhos podem ser enviados até 22 de fevereiro e vão concorrer ao “Calgary Award”, entregue à melhor contribuição técnica da Rio Pipeline, cuja apresentação estará garantida na International Pipeline Conference, evento organizado pelo ASME, no Canadá, mediante suporte financeiro do IBP. Acesse o site do evento(clique aqui) e confira os materiais para envio dos trabalhos, o temário e o cronograma do processo de inscrição.
OTC Brasil
Profissionais e estudantes têm até o dia 12 de março para submeter seus trabalhos técnicos para a OTC Brasil, a mais importante conferência do segmento offshore no país. Organizado pela Offshore Technology Conference (OTC) e pelo IBP, o evento muda de lugar. Não será mais no Riocentro, mas ocorre entre os dias 29 e 31 de outubro de 2019, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro.
Entre os tópicos a serem discutidos na conferência estão licenciamento ambiental para projetos offshore, perspectivas dos cenários de preço do petróleo e o que eles significam para o país. Os trabalhos escolhidos serão apresentados na conferência e inclusos na OnePetro(clique aqui), biblioteca de literatura técnica para a área de exploração e produção (E&P) da indústria de óleo e gás. Em 2017, o congresso selecionou 150 trabalhos técnicos de 19 países, sendo 110 apenas do Brasil.
COTEQ
Até o dia 22 de fevereiro, os interessados em contribuir para os avanços tecnológicos e desenvolvimento da indústria de equipamentos poderão enviar seus trabalhos técnicos (3 a 10 páginas) para a Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos (COTEQ). Os materiais necessários para envio dos projetos, bem como o cronograma e o temário, já estão disponíveis no site do evento(clique aqui) Os trabalhos poderão concorrer ao Prêmio COTEQ e a menções honrosas, que são entregues aos autores dos melhores trabalhos técnicos em apresentação oral, para incentivar a publicação de pesquisas de reconhecida relevância em relação ao conteúdo técnico e inovação tecnológica.
O evento, que será realizado entre 27 e 30 de maio, no Rio de Janeiro, é referência na difusão de técnicas e de boas práticas na área de integridade de equipamentos e reúne, em um só lugar, diversos setores industriais, como Petróleo/Petroquímica, Geração de Energia, Siderurgia, Nuclear, Aeronáutico, Papel e Celulose, Alimentos e Bebidas, Academia e Centros de Pesquisa e Desenvolvimento.
Rio Automação
Paralelamente à COTEQ será realizada a 10ª edição do Congresso Rio Automação, que tem o objetivo de discutir como a instrumentação e automação ajudam a aumentar a competitividade do setor de O&G em um cenário da transformação digital. Também até o dia 22 de fevereiro, os interessados deverão enviar seus trabalhos completos para avaliação do Comitê Técnico do evento. Os candidatos têm a oportunidade de compartilhar conhecimento e práticas que contribuirão diretamente para o ganho de eficiência no dia a dia da indústria.
Os trabalhos devem conter uma contribuição técnica relevante e de interesse para a indústria e não deverão conter qualquer tipo de material comercial e/ou publicitário. As regras para envio e apresentação dos projetos, o material completo de autor, o cronograma e o temário podem ser acessados na Área do Autor(clique aqui), no site do Rio Automação.
Deixe seu comentário