IBP E GOVERNO TRABALHAM PARA PERMITIR QUE FUNCIONÁRIOS ESTRANGEIROS DE PLATAFORMAS ENTREM NO PAÍS | Petronotícias




faixa - nao remover

IBP E GOVERNO TRABALHAM PARA PERMITIR QUE FUNCIONÁRIOS ESTRANGEIROS DE PLATAFORMAS ENTREM NO PAÍS

7_media_object_file_79190-2Assim como as atividades da indústria de alimentos e os serviços de saúde, a produção nacional de óleo e gás não pode parar nestes dias em que o Brasil entra em quarentena para enfrentar a pandemia do coronavírus. Por isso, o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), presidido por Clarrisa Lins (foto), está se movimentando para garantir que algumas das restrições impostas – acertadamente – pelos governos não interfiram nesta atividade tão fundamental. A produção offshore, por exemplo, exige a presença de profissionais estrangeiros nas nossas plataformas marítimas, já que eles detêm conhecimento específico para operação dessas unidades. Mas, como se sabe, o país restringiu na última semana a entrada de pessoas do exterior, como medida para barrar o avanço da doença. Por isso, o IBP está em conversas com o Governo Federal para garantir o ingresso desses profissionais no território nacional. A entidade também está com outras ações para garantir o abastecimento de combustíveis e para prestar  apoio à saúde pública. O Petronotícias reproduz agora na íntegra o comunicado do IBP sobre suas ações de prevenção e combate à pandemia:

Informe à sociedade brasileira e aos nossos públicos de interesse

Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis – IBP, entidade que congrega as principais empresas da indústria de óleo e gás instaladas no Brasil, se solidariza com a sociedade brasileira em momento de união frente ao combate à pandemia causada pelo coronavírus.

Falamos em nome de todos os nossos associados – mais de 300 empresas, indo desde a produção de óleo e gás até a distribuição de combustíveis, com a responsabilidade que temos de prover energia de maneira segura e confiável. Neste momento crítico por que passa a humanidade, precisamos garantir que este serviço essencial não faltará no território nacional.

Assim, nossas empresas trabalham de maneira incessante, dedicada e cuidadosa para proteger a saúde de todos os envolvidos na cadeia produtiva, garantir a integridade e a segurança de nossas atividades operacionais e continuar a prestar os serviços críticos de suprimento de combustíveis e GLP à população brasileira.

TFPSO PIONEIRO DE LIBRAemos contado com a parceria do Governo Federal, por meio do Ministério das Minas e Energia, e dos Governos Estaduais, bem como dos órgãos reguladores com os quais nos relacionamos e reiteramos nossos agradecimentos.

É essencial que alguns aspectos de nossas atividades sejam preservados, neste momento de crise e excepcionalidade que vivemos, tendo em vista a complexidade de nossa cadeia de valor. Diversas instâncias governamentais já se mostraram sensíveis a estes aspectos, alguns dos quais estão reiterados abaixo.

Abastecimento nacional

Trabalhamos para assegurar que o território nacional não seja alvo de interrupção na distribuição de combustíveis líquidos e GLP. Assim, precisamos ter garantia continuada de circulação de caminhões e pessoas essenciais a esta atividade, com a segurança necessária, em todos os Estados da Federação.

Cientes de que o Governo Federal está harmonizando eventuais restrições à circulação com Governos Estaduais, contamos com tal articulação para garantir a continuidade do abastecimento.

Produção offshore

fpsoMais de 95% da produção brasileira de óleo e gás é realizada no mar, em águas profundas e ultra-profundas. Os trabalhadores dedicados a tal atividade operam no regime de turno, embarcados em plataformas em alto mar. Seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde e todas as medidas necessárias à preservação da segurança de pessoal, as empresas operadoras estão adaptando seus regimes à situação de crise e esperam contar com o apoio de todas as partes envolvidas.

Algumas atividades relacionadas à operação das plataformas são realizadas por expatriados, por deterem o conhecimento específico, e é preciso garantir que eles possam entrar em território nacional. Estamos trabalhando junto ao Governo Federal para tanto.

Regulação

Nossa atividade é regulada por diversos órgãos, aos quais prestamos contas de maneira recorrente. Neste momento de crise, estamos, em parceria, otimizando os esforços no sentido de priorizar o que é essencial à manutenção de atividades seguras e prestação de serviços essenciais. Agradecemos o diálogo aberto e a compreensão de todos os envolvidos.

Montrose-platform-falls-into-place-Production-from-Shaw-field-slated-for-2017-1Ação humanitária

Aplaudimos as ações que algumas empresas têm tomado no intuito de oferecer soluções ao desafio sanitário que nos aflige. Iniciamos, em diálogo com nossas associadas, a identificação de medidas adicionais de apoio à saúde pública e as comunicaremos tão logo estejam prontas.

O IBP mantém um canal de comunicação aberto e transparente com seus associados e com a sociedade brasileira. Ciente de seu papel de provedor de um bem essencial à atividade econômica de nosso país e ao bem-estar da população, o IBP e suas empresas associadas se comprometem a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que possamos, juntos, superar esta crise.

Por fim, agradecemos sinceramente a dedicação de todos aqueles que, neste momento tão especial, empenham-se diariamente a garantir a continuidade das operações da indústria. Mantenhamos os cuidados e a proteção necessária.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of