IBP REALIZARÁ SEMINÁRIO PARA DISCUTIR A EVOLUÇÃO DO GÁS NATURAL E O NOVO CENÁRIO DA INDÚSTRIA BRASILEIRA
O Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) realizará nos próximos dias 26 e 27 de julho o Seminário de Gás Natural com o objetivo de discutir a evolução do mercado brasileiro e as oportunidades do setor no país. O evento este ano terá como tema “Repensando a Indústria em um Novo Cenário” e contará com a presença de importantes executivos, consultores e acadêmicos do setor em palestras que tratarão de temas relevantes.
Dentre os assuntos a serem abordados, estão o novo cenário de gás no país com os desinvestimentos da Petrobrás, a necessidade de ajustes na regulação, as oportunidades geradas pelas descobertas do pré-sal, e as mudanças nos segmentos de transporte, GNL e geração térmica.
Jorge Delmonte (foto), gerente de Gás Natural do IBP, diz que o mercado brasileiro vive uma fase de transição, com a possibilidade do ingresso de novos atores diante da venda prevista de ativos da Petrobrás na área de gás, em especial no caso de gasodutos.
“O setor está numa fase de mudança e esse será o foco principal dos debates durante o seminário”, disse.
Delmonte afirma também que o gás, além de ser uma fonte estratégica de energia, é o combustível de transição para uma economia de baixo carbono. Isso porque ele é, dentre os combustíveis fósseis, o mais limpo, com menor nível de emissões:
“Pela sua importância, atualmente, o gás natural representa 24% da matriz energética global. A expectativa é de crescimento contínuo nos próximos anos.”
Deixe seu comentário