IBP VÊ REDUÇÃO DE BLOQUEIOS EM ESTRADAS DO PAÍS, MAS AINDA ALERTA PARA IMPACTOS NO ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEIS
De olho na situação do abastecimento desde o início das manifestações nas estradas do país nesta semana, o Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP) vê alguma melhora no cenário. De acordo com o último boletim da entidade, a atuação das forças de segurança em todo país começa a dar resultado. O número de barreiras totais reduziu, porém ainda há grande número de veículos presos em bloqueios/trânsito.
Ainda assim, o IBP alerta que duas regiões ainda sofrem impactos no abastecimento de gás de cozinha (GLP), biocombustíveis e combustíveis de forma geral. Na região Sul, no estado de Santa Catarina, o IBP diz que uma força tarefa já liberou alguns fluxos críticos por meio de escolta. As retenções mais relevantes acontecem nos seguintes pontos: BR 376 KM 187; BR116 próximo à Areia Branca; BR116 próximo Fazenda Rio Grande; BR376 entre Cachoeira do Itarara e Matuão; PR418 próximo a Colombo; e BR101 na região de Itajaí e Joinville.
Em relação ao Centro-Oeste, o IBP destaca que a regularização dos fluxos é fundamental para o escoamento do GLP da REVAP e REPLAN. Ao mesmo tempo, problemas na distribuição de biodiesel já impacta o Diesel B nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Distrito Federal, Mato Grosso e Pernambuco. Por fim, a entidade afirma que as restrições de mobilidade em Mato Grosso trazem consequências ao abastecimento da região Norte.
Deixe seu comentário