AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA PREVÊ CRESCIMENTO DE 37% NA DEMANDA GLOBAL ATÉ 2040
A Agência Internacional de Energia (AIE) prevê que até 2040 a demanda por energia deve crescer em 37,% em relatório sobre o cenário energético global. A AIE divulgou sua série de expectativas para o futuro do cenário global de energia e alertou para os riscos de não se pensarem em soluções antes que problemas já notados atinjam seu ápice. Segundo a agência, conflitos e tensões não podem impedir que os países tracem planos para a energia no futuro.
Apesar de alertar para o crescimento da demanda, o relatório defende que até esse momento a procura por petróleo e carvão já terá atingido uma estabilidade. Ao mesmo passo, a energia sustentável aumenta sua participação ao redor do mundo, com a competitividade dos custos baixos e dos subsídios. A AIE espera que até 2040 o panorama de participação energética global esteja dividido em quatro porções praticamente iguais: a energia limpa (nuclear e renováveis), gás natural, óleo e carvão.
Impulsionada por China, Índia, Coreia e Rússia, a energia nuclear deve ter um aumento de 60% até 2040. Essa previsão segue a linha da expectativa da AIE de que a energia limpa seja responsável por metade do crescimento energético no mundo até 2040, passando o carvão como fonte de energia elétrica mais utilizada. “Esperamos que os renováveis vão ficar cada vez mais fortes, e é incrível poder vislumbrar um ponto em que eles sejam o principal gerador de energia elétrica”, disse Maria van der Hoeven (foto), diretora executiva da AIE.
O gás natural deve ser o único combustível fóssil ainda em crescimento em 2040, segundo a AIE. A agência espera um aumento em aproximadamente 50% na demanda por gás em todo o mundo, liderado pelo consumo nos Estados Unidos.
Deixe seu comentário