IMPASSES DO MERCADO DE ETANOL LEVARÃO GOVERNO A LANÇAR MEDIDAS DE ESTÍMULO
O etanol hidratado só voltará a brigar com a gasolina em dois ou três anos. Segundo o diretor da ANP, Allan Kardec (foto), a falta de um marco regulatório compromete a competitividade do biocombustível e gera grande imprevisibilidade de oferta e consumo de etanol no país.
Depois da difícil safra do centro-sul, na temporada passada, a produção do etanol vem apresentando leve crescimento. Mesmo assim, o cenário é de dificuldade. Na primeira quinzena do mês de maio, a produção nesta região reduziu quase 40%, atingindo 1,32 bilhão de litros.
No seminário sobre combustíveis realizado pelo Instituto Brasileiro de Executivo de Finanças, o diretor de Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, Ricardo Dornelles, previu dificuldades para o etanol em 2012. Além das questões climáticas, parte do setor ainda atravessa dificuldades financeiras. ”A safra deve vir um pouco maior, mas o crescimento é modesto”, disse ele.
O biocombustível sofre a ausência de um padrão, tema que vem sendo discutido nas reuniões do governo federal. Um novo pacote de medidas está sendo estudado com o objetivo de retomar a competitividade desta indústria. Planejadas pela União, as ações envolvem desde a redução de impostos cobrados sobre os investimentos para a ampliação da produção do etanol até a retirada de tributos que elevam o preço final do combustível vendido nos postos. De 2010 a 2012, serão implantadas, no máximo, 15 usinas no país. Entre 2004 a 2009, 105 usinas foram implantadas.
Frente ao crítico cenário apresentado na matéria questiono onde fica direito de escolha do consumidor que se vê hoje obrigado a adquirir carro flex que tem desempenho bem inferior do que o 100% a gasolina.
ex.: 2 carros motor 1.0 a 100Km/h
flex 1.0 = 13 Km/l gasolina
gasolina = 17 km/l gasolina