IMPORTAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE ENERGIA SOLAR IMPULSIONA MOVIMENTAÇÃO NO TECON SALVADOR
O terminal de contêineres de Salvador, administrado pela Wilson Sons, está vendo seus números subirem rapidamente com a expansão de novos projetos solares na região. Em outubro, a alta nas importações foi de 10,4%, comparado ao mesmo mês de 2015, influenciada principalmente pelas cargas do setor de energia fotovoltaica.
De acordo com a empresa, o segmento representou 17% do volume de importação do terminal e a tendência é que os números continuem em alta até dezembro, sendo que desde março deste ano aproximadamente 3600 TEU’s (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) em equipamentos para a montagem de parques de energia solar chegaram ao terminal, o que fez dele o que mais movimentou esse tipo de carga no Nordeste.
Além disso, outros setores também se destacaram na importação com crescimentos expressivos no terminal. Entre eles, estão Eletrônicos, com aumento de 169% em relação a outubro de 2015; Fertilizantes, 41%; e Polímeros, 15%.
“O que temos hoje de crescimento na economia está atrelado a investimentos públicos na construção de parques de energia renovável. Os leilões e projetos mapeados para acontecer são muitos. Muita coisa está acontecendo no setor e não tem como não ficar otimista”, afirma o diretor executivo do Tecon Salvador, Demir Lourenço (foto).
Deixe seu comentário