IMPORTAÇÕES DE GÁS NATURAL DEVERÃO ATINGIR NOVO RECORDE EM 2014
A maior participação das termelétricas na geração de energia deverá acarretar em crescimento nas importações de gás natural. Segundo superintendente de Comercialização e Movimentação de Petróleo, seus derivados e Gás Natural da ANP, José Cesário Cecchi (foto), a piora do quadro hidrológico tende a aumentar a exigência do ONS em relação às usinas térmicas, o que, mesmo com a oferta doméstica recorde, o volume de gás importado deverá crescer em 2014.
No caso das térmicas biocombustíveis, o gás natural pode ser substituído por outro insumo, como o diesel, mas ainda assim com necessidade de importação. Segundo Cechi, o atual preço de importação de gás natural o torna vantajoso em relação ao diesel. Mesmo assim, ele ressaltou que nem todas as térmicas têm a flexibilidade de queimar dois tipos de combustíveis.
“É um efeito dominó complicado. O governo faz com que a Petrobrás pratique um preço de diesel e de gasolina no mercado interno bem menor do que no mercado internacional e a empresa é importadora. Isso começa a se refletir na balança comercial”, definiu Cecchi.
Deixe seu comentário