IMPORTÂNCIA DO REATOR MULTIPROPÓSITO BRASILEIRO PARA MEDICINA SERÁ TEMA DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR | Petronotícias




faixa - nao remover

IMPORTÂNCIA DO REATOR MULTIPROPÓSITO BRASILEIRO PARA MEDICINA SERÁ TEMA DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR

Carlos Emiliano Eleutério, organizador do seminário Solda BrasilA nova edição do Seminário Internacional de Energia Nuclear (SIEN) vai abordar a construção do Reator Multipropósito Brasileiro, projeto que deu um passo importante recentemente, após acordo entre a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e a Amazônia Azul Tecnologias de Defesa (Amazul).

A parceria visa o desenvolvimento do projeto detalhado do reator por meio de um convênio com a Financiadora de Projetos (Finep), no valor de R$ 150 milhões. O reator multipropósito servirá para pesquisa e produção de radioisótopos, que são usados para produção de radiofármacos – usados no tratamento do câncer.

Em entrevista ao Petronotícias, o diretor do SIEN, Carlos Emiliano, disse que com a conclusão do reator multipropósito, o país deixará de importar radioisótopos. Por isso, é de fundamental importância para o Brasil. O Seminário Internacional de Energia Nuclear é um dos eventos mais esperados no setor e será realizado nos dias 12 e 13 de julho, no Centro de Convenções Bolsa do Rio de Janeiro.

Paralelamente ao SIEN, acontecerá a Exponuclear, uma mostra de tecnologias e soluções para a cadeia. “A ideia é aproveitar esse momento de retomada de Angra 3 e trazer o que existe de tecnologia de geração em reatores no mundo. O Brasil hoje precisa de soluções de construções mais rápidas e de redução de custos”, explicou Emiliano.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of