IMPORTÂNCIA DO REATOR MULTIPROPÓSITO BRASILEIRO PARA MEDICINA SERÁ TEMA DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR
A nova edição do Seminário Internacional de Energia Nuclear (SIEN) vai abordar a construção do Reator Multipropósito Brasileiro, projeto que deu um passo importante recentemente, após acordo entre a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e a Amazônia Azul Tecnologias de Defesa (Amazul).
A parceria visa o desenvolvimento do projeto detalhado do reator por meio de um convênio com a Financiadora de Projetos (Finep), no valor de R$ 150 milhões. O reator multipropósito servirá para pesquisa e produção de radioisótopos, que são usados para produção de radiofármacos – usados no tratamento do câncer.
Em entrevista ao Petronotícias, o diretor do SIEN, Carlos Emiliano, disse que com a conclusão do reator multipropósito, o país deixará de importar radioisótopos. Por isso, é de fundamental importância para o Brasil. O Seminário Internacional de Energia Nuclear é um dos eventos mais esperados no setor e será realizado nos dias 12 e 13 de julho, no Centro de Convenções Bolsa do Rio de Janeiro.
Paralelamente ao SIEN, acontecerá a Exponuclear, uma mostra de tecnologias e soluções para a cadeia. “A ideia é aproveitar esse momento de retomada de Angra 3 e trazer o que existe de tecnologia de geração em reatores no mundo. O Brasil hoje precisa de soluções de construções mais rápidas e de redução de custos”, explicou Emiliano.
Deixe seu comentário