INAUGURAÇÃO DO GASTAU MARCADA PARA 2010 ESTAVA “DENTRO DE UMA LÓGICA DE MERCADO” | Petronotícias




faixa - nao remover

INAUGURAÇÃO DO GASTAU MARCADA PARA 2010 ESTAVA “DENTRO DE UMA LÓGICA DE MERCADO”

A diretora de gás e energia da Petrobras, Maria das Graças Foster, disse que o terceiro shaft do Gasoduto Caraguatatuba-Taubaté (Gastau) estará pronto até o final do ano, alegando que o atraso no empreendimento se deu pela complexidade da obra e que a data de inauguração marcada para o ano passado estava “dentro de uma lógica de mercado”.

Segundo a diretora, a inauguração no ano passado, que não ocorreu até agora, “estava prevista dentro de uma lógica de mercado”, porém a obra foi muito mais complicada, muito mais difícil e muito mais lenta do que o esperado. Graça Foster disse ainda que “a Petrobras trabalha no extremo da segurança operacional e no extremo da segurança ambiental” nas obras do gasoduto.

Mesmo com o atraso na inauguração, a diretora afirmou que “nenhuma molécula de gás deixou de ser entregue ao mercado por conta do Gastau”, pois os dois shafts já concluídos estão operando e têm capacidade de escoar 7 milhões de m³ de gás natural por dia cada um, sendo que a Petrobras “está longe de alcançar 7 milhões (de m³/dia) ou por um ou por outro”, disse Graça Foster.

A diretora afirmou que o terceiro shaft será concluído até o final do ano, completando a capacidade do Gastau de escoar 20 milhões de m³/dia, e foi categórica na previsão: “até o final do ano eu não preciso de 20 milhões, nem de 10 milhões… ou seja, não tem atraso no gasoduto que esteja provocando qualquer dificuldade”.

O atraso nas obras gerou aditivos nos valores negociados entre a Petrobras e as empresas envolvidas no empreendimento, porém todos “esses e outros aditivos estão previstos no plano de negócios”, disse Graça Foster.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of