INB EXPÕE EM 3D OS MÉTODOS DE FABRICAÇÃO DO COMBUSTÍVEL NUCLEAR NA SEMANA DE ENGENHARIA EM GRAMADO
A estatal Indústrias Nucleares do Brasil (INB) participa da 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), que acontecerá até amanhã (11), em Gramado (RS), e tem como tema “Importância da Engenharia na Soberania Nacional”. Em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), a INB aborda a relevância da tecnologia nuclear tanto no setor energético como em outras áreas. Uma das participações da empresa é como expositora no estande do Crea-RJ. Através de uma experiência imersiva 360°, com o uso de óculos 3D, o público pode fazer uma visita guiada à Fábrica de Combustível Nuclear (FCN), localizada em Resende/RJ, visualizando algumas das áreas onde são realizadas atividades do Ciclo do Combustível Nuclear.
Protótipos das varetas, das pastilhas de dióxido de urânio (UO2) e do elemento combustível utilizado para abastecer as usinas nucleares são apresentados aos visitantes, que também têm a oportunidade de participar de um momento de quiz com perguntas sobre o tema. Para o Superintendente de Engenharia do Combustível da INB, João da Silva Gonçalves, “será uma honra ser parceiro do CREA-RJ neste grande encontro da engenharia nacional e poder apresentar um pouco do trabalho que a empresa e a tecnologia nuclear vêm contribuindo para benefício da sociedade”.
A INB atua na cadeia produtiva do urânio, que inclui a mineração, beneficiamento, enriquecimento, fabricação do pó e das pastilhas, e na produção do combustível que abastece as usinas nucleares brasileiras. “Sendo uma empresa estratégica para o governo na condução das atividades afetas ao ciclo do combustível nuclear, tem sua contribuição direta em nível nacional no sentido de alavancar a produção de energia estável e limpa para desenvolvimento da matriz energética do Brasil, além de ser uma empresa que adere fortemente aos conceitos de inovação tecnológica e sustentabilidade”, conclui o superintendente.
Deixe seu comentário