faixa - nao remover

INB GARANTE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA E MONITORAMENTO AMBIENTAL NA MINA DE URÂNIO DE CAETITÉ

mnnbbA INB – Indústrias Nucleares do Brasil – reagiu fortemente a uma reportagem veiculada no último sábado (19) falando sobre “acidentes ocorridos durante a mineração de urânio em Caetité”. A matéria ainda apontou uma relação entre a “atividade e a incidência de câncer de tireoide e de pulmão em moradores da cidade baiana”. E ainda faz menção sobre riscos ambientais e de saúde. A nota divulgada pela empresa brasileira foi enviada para o Petronotícias, que reproduz na íntegra:

“A Indústrias Nucleares do Brasil – INB – está presente em Caetité/BA muito antes do início das suas operações no município participando do dia a dia da população tanto através da geração de emprego e renda como através de programas sociais e de comunicação. Ao longo dos anos tem buscado realizar suas atividades com o máximo de segurança, sempre melhorando processos de acordo com o desenvolvimento de novas técnicas como também devido à indicação de órgãos reguladores e fiscalizadores.

A INB entende que assuntos em torno da energia nuclear como a radiação, por exemplo, ainda são muito desconhecidos do público em geral e, por isso, busca esclarecer ao máximo suas atividades, realizando diversas ações como a manutenção de um centro de informações, o Espaço INB, na praça central do município baiano. É importante destacar que o urânio é um mineral com baixa radioatividade natural.

As atividades de mineração de urânio foram paralisadas entre 2014 e 2015 porque a Mina da Cachoeira se exauriu e foi necessário iniciar o inbprocesso de licenciamento para uma nova mina. Atualmente, a INB está aguardando a licença da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama para iniciar a lavra da Mina do Engenho.

A Unidade de Concentrado de Urânio (URA) da INB possui Autorização de Operação Permanente (AOP), concedida pela Comissão Nacional de Energia Nuclear- CNEN, em setembro de 2009. Desde então, a AOP vem sendo renovada regularmente, a cada 24 meses, sempre após a INB comprovar ao órgão licenciador o cumprimento das condicionantes impostas para a manutenção da autorização. A última renovação aconteceu em abril deste ano, através da Resolução CNEN Nº 241.

A INB desenvolve permanentemente programas de monitoração ambiental e de proteção radiológica para assegurar a qualidade do meio ambiente e preservar a saúde de seus empregados e da população que mora nas proximidades da mineradora.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of