faixa - nao remover

INB PLANEJA EXPORTAR NOVA CARGA DE URÂNIO PARA A ARGENTINA

joao carlos tupinambaO Brasil deve dar um novo passo no processo de se tornar exportar do de urânio. Depois de vender uma carga para a Argentina em 2016, agora a estatal Indústrias Nucleares do Brasil (INB) negocia um segundo fornecimento para o país vizinho, previsto para acontecer no segundo semestre, caso tudo ocorra como o planejado.

O presidente da INB, João Carlos Tupinambá (foto), afirmou, em entrevista ao jornal Valor Econômico, que o volume da entrega deve ser semelhante ao realizado no ano passado, de quatro toneladas de pó de dióxido de urânio, mas o preço ainda vai depender das condições de mercado, sendo que a venda de 2016 foi fechada em US$ 4 milhões.

A ideia dessa nova negociação é fornecer para a usina nuclear de Atucha I, de 350 MW, que fica na província de Buenos Aires.

Além disso, a INB vem costurando parcerias com possíveis sócios para fomentar novos investimentos e ampliar suas atividades, como o desenvolvimento de novas minas. A gigante China National Nuclear Corporation (CNNC) está na mira desta estratégia, tendo como um dos focos as reservas de Rio Cristalino, no Pará, onde estão estimadas em 150 mil toneladas de urânio.

Tupinambá espera receber uma comitiva da estatal chinesa ainda no primeiro semestre deste ano, e um dos pontos que contam a favor dessa possível parceria é o interesse da CNNC pelo setor nuclear brasileiro, onde ela recentemente assinou um memorando de entendimentos com a Eletronuclear para a usina de Angra 3.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of