INCÊNDIO NA REFINARIA DE MANGUINHOS DESTRÓI COMPLETAMENTE NOVE CAMINHÕES MAS NÃO DEIXA FERIDOS
Depois de mais de duas horas de fogo intenso e muitas explosões que sacudiram as casas no entorno, os bombeiros debelaram as chamas do incêndio na Refinaria de Manguinhos esta tarde (17) no Rio de Janeiro. A empresa informou que o incêndio teve início em um dos caminhões que fazia a descarga de combustíveis na área que fica no interior da unidade. Segundo a empresa, ninguém ficou ferido. Os bombeiros aturam na área das chamas mais altas para fazer o resfriamento com espuma e água. Por volta das 15h, as chamas já estavam mais baixas e era possível ver uma cobertura branca de espuma na área do incêndio. Os caminhões ficaram completamente destruídos. Muitos moradores da Favela de Manguinhos abandonaram suas casas por precaução por ordem das autoridades policiais do Rio de Janeiro.
No total nove caminhões-tanque ficaram completamente destruídos pelas chamas que atingiram a refinaria. Apenas um funcionário passou mal por inalação de fumaça. Ele foi socorrido pelas brigas da companhia, passa bem e já foi liberado. 40 outros caminhões que estavam no ppátio para carregar e descarregar combustíveis conseguiram ser removidos, evitando uma tragédia ainda maior. De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, houve retenção entre Manguinhos e o bairro do Caju. Equipes de dois quartéis do Corpo de Bombeiros e da CET-Rio ainda estão no local.
Para lembrar, a Refinaria de Manguinhos foi fundada Fundada em 1954, e é uma das únicas empresas privadas do país que produzem combustível. Ela refina 40 milhões de liros de gasolina mensalmente e importa 15 milhões de litros de diesel por mês. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) vai abrir um processo de investigação para apurar as causas do acidente. A agência, que informou que enviou uma equipe à refinaria de Manguinhos, disse que não haverá impactos ao abastecimento de combustíveis. Em nota, a Refit informou que um incêndio atingiu a sua área de descarga e recebimento de matéria-prima. Não houve vítimas. “Em razão da rápida ação da brigada de combate a incêndio da Refinaria, o fogo ficou limitado a região onde se encontravam os caminhões que estavam descarregando. A prioridade da Refit foi impedir que o fogo se alastrasse para áreas de maior risco, como as áreas de armazenagem e de produção, como determinam as normas de seu plano de combate a incêndio”.
q será q houve? problema em procedimento, manutenção, instalação?
As seguradoras certamente vão investigar e responder os questionamento do Andre Luiz