ÍNDIA ABRE NOVA LICITAÇÃO PARA 46 CAMPOS PEQUENOS DE PETRÓLEO NESTA QUARTA-FEIRA
Em meio à paralisia da indústria, o setor de óleo e gás busca impulsos de crescimento e o cenário é de otimismo na Índia. O país irá iniciar nesta quarta-feira (25) uma nova rodada de licitações para 46 campos pequenos de petróleo, com foco no desenvolvimento de áreas que deverão operar sob regime de partilha de receitas. O leilão, primeiro em seis anos a oferecer pequenas descobertas, irá incluir 26 campos onshore, 18 offshore em águas rasas e outros dois em águas profundas. As propostas de aquisição poderão ser feitas até 31 de outubro.
Oficializada nesta terça-feira (24) pelo ministro de Petróleo da Índia, Dharmendra Pradhan (foto), a rodada será voltada à venda de áreas que foram devolvidas pelas estatais indianas Oil and Natural Gas Corp. e Oil India. Os campos, que em sua maioria contém descobertas marginais, permaneceram sem planos de desenvolvimento por anos devido a seus pequenos portes e altos custos de exploração.
Conforme o modelo de operação adotado pelo governo, as empresas responsáveis pelas áreas deverão partilhar a receita de todas as vendas da primeira produção. Na prática, o planejamento permite que a companhia apenas divida seu retorno financeiro quando os gastos com exploração e desenvolvimento tiverem sido compensados com a produção.
O leilão vem sendo encarado como ponto fundamental para o sucesso da nova política de hidrocarbonetos adotada pelo governo indiano, que pretende destravar recursos energéticos em um total de US$ 40 bilhões nos próximos anos. Assim como vem sendo feito no setor de óleo e gás, a meta do país é simplificar regras e criar novos incentivos para atrair investidores estrangeiros.
Deixe seu comentário