ÍNDIA É ESCOLHIDA COMO SEDE DE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL PARA DESENVOLVIMENTO DE ENERGIA SOLAR
A Índia foi selecionada para ser a sede da International Solar Alliance (ISA, “Aliança Solar Internacional”, em livre tradução). O anúncio foi feito no último domingo (24) pelo primeiro ministro indiano, Narendra Modi, junto ao presidente francês, François Hollande. A organização foi fundada no ano passado e já conta com 121 países membros, da África, Ásia e Europa.
“Se os países europeus podem formar uma União e se os países produtores de petróleo podem se unir, então por que não posso formar uma parceria entre países ricos de fonte solar. Nós unimos forças pelo bem da humanidade, sociedade, meio ambiente e preocupações com energia”, disse o primeiro-ministro Modi durante a cerimônia de fundação da sede provisória do ISA.
“A França vai investir £ 300 milhões na ISA e vamos incentivar nossas empresas a contribuir através de melhoria tecnológica”, afirmou Hollande. Do lado indiano já estão garantidos investimentos de US$ 2 milhões, através da Indian Renewable Energy Development Agency (Ireda) e Solar Energy Corporation of India (Seci).
A Índia vem ampliando seu parque solar, com a previsão de instalar 100 GW desta fonte até 2022, de acordo com o ministro de Energia Nova e Renovável, Piyush Goyal. O país assumiu o compromisso de ter pelo menos 40% de toda sua energia até 2022 gerada a partir de fontes renováveis.
Deixe seu comentário