faixa - nao remover

ÍNDIA MANDA UMA MISSÃO PARA CONHECER AS INSTALAÇÕES NUCLEARES DA ARGENTINA E DESENVOLVER VÁRIOS PROJETOS

argentina induaA segunda reunião do Comitê Conjunto de Coordenação da Índia e da Argentina culminou com uma série de reuniões e visitas, inclusive ao produtor de combustível nuclear Combustibles Nucleares Argentino e ao local do reator RA-10. Adriana Serquis, presidente da Comissão Nacional de Energia Atômica (CNEA) da Argentina, disse que “é muito valioso para a CNEA receber a visita da delegação da Índia, não apenas para fortalecer nossos laços de cooperação em diferentes áreas relacionadas à medicina nuclear ou reatores, mas também para que conheçam nossas instalações e trabalhadores, e os grandes projetos prioritários que nossa instituição está realizando”. A delegação indiana foi chefiada pelo CEO da Heavy Water Board, S Satyakumar. Durante a visita, foram realizadas reuniões para discutir áreas como medicina nuclear, ligas espaciais, radioisótopos e água pesada. Nos sentimos orgulhosos por poder partilhar o que fazemos e proporcionar  uma visita as nossas instalações”, acrescentou Serquis. 

Em agosto do ano passado, a CNEA e a INVAP da Argentina concluíram o start-up de uma planta produtora de radioisótopos em Mumbai, na Índia, resultando em maior visibilidade na cooperação dos dois países para o uso pacífico da tecnologia nuclear até agora. A Combustibles Nucleares Argentinos é responsável pelo fornecimento de combustível para as três usinas nucleares do país e seus três reatores de pesquisa. É uma joint venture entre a CNEA e o Grupo Pérez Companc. O projeto RA-10 está sendo realizado pela CNEA em conjunto com a INVAP no Centro Atômico de Ezeiza, perto de Buenos Aires. As obras civis devem ser concluídas este ano e o comissionamento está previsto para começar em 2024, segundo a CNEA.

Argentina e Índia assinaram um Acordo de Cooperação no Uso Pacífico da Energia Nuclear em 2010 e em 2019 assinaram um memorando de entendimento para “melhorar e explorar empreendimentos cooperativos” em energia nuclear civil e “reforçar vínculos institucionais” em pesquisa e desenvolvimento nuclear civil e capacitação. Em agosto do ano passado, os ministros das Relações Exteriores dos dois países emitiram uma declaração conjunta na qual destacaram a cooperação bilateral em vários assuntos, dizendo que “as duas grandes e vibrantes democracias elevaram seu relacionamento ao nível de Parceiros Estratégicos em 2019 e foi acordado explorar áreas para uma cooperação mais profunda para usos pacíficos da energia nuclear”.

11
Deixe seu comentário

avatar
5 Comment threads
6 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
8 Comment authors
Jorge 1234RicardoFerrazRedação PetronotíciasAlfredo Santa Rita Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Ralfo Penteado
Visitante
Ralfo Penteado

Aí indiano leva calote.

Luis
Visitante
Luis

Se ler a nota, vai ver que Argentina foi quem vendeu e Índia comprou.

Rogério Faria
Visitante
Rogério Faria

É importante que a Argentina detenha o domínio de todas as etapas da energia nuclear. Significa um sinal de respeito, principalmente aos ingleses.

Alfredo Santa Rita
Visitante
Alfredo Santa Rita

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ingleses, respeito?
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Ferraz
Visitante
Ferraz

Nem sempre aquilo que é importante para o povo argentino é importante para o Brasil..
Nós denunciaram na agência internacional de energia atômica..Essa agência quer descobrir nosso reator,como é como funciona e como tirar proveito..
Estude e procure canais de temas militares para entender sobre o assunto que é sensível e delicado..
Tecnologia nuclear é caro é uma área sensível e ninguém passa de graça..

Alfredo Santa Rita
Visitante
Alfredo Santa Rita

O q uma notícia dessa interessa para Brasil?
Tem cada JornaZistas no Brasil q nem retardado pode se dizer q é. Kkkkkkkkkk

Ferraz
Visitante
Ferraz

Quanto mais falida e quebrada a Argentina estiver melhor!! Eles prejudicam o Brasil no desenvolvimento do SB Nuclear Álvaro Alberto. Nós denunciaram a AIEA fora que tem um outro acordo com o Brasil que nós freiam totalmente de produzir meios defensivos.. A Índia deveria comprar toda a Argentina junto dos Chineses.. Recentemente fizeram pirataria e apreenderam nosso navio na Hidrovia Brasil/Paraguai.. Por isso é um perigo Argentina se armar,antes eu tinha pena deles nas ilhas Falkland..Hj em dia sou totalmente a favor dos ingleses.. Uma Argentina bem armada com submarinos nucleares ou diesel/elétrico é um perigo na tríplice fronteira e… Read more »

Ricardo
Visitante
Ricardo

O Brasil hoje, não tem proveito nem um dos países latinos. Somos constantemente sugados e roubados pelo nosso governo. Emprestamos dinheiro, recebemos imigrantes. Atualmente temos milhões de imigrantes entre registrados e não registrados. Isso prejudica nosso desenvolvimento. Estamos vendo o rombo já no primeiro semestre de bilhões de reais. E o que esses países vizinhos nos ajudam? Em nada. A Argentina nem se fala. Bolívia por anos pegou gasolina a preço de custo e sem adição de álcool. Enquanto nós ficamos com gasolina cara e impura. Tinha que subir um muro e cada um se virar. Negociação é normal, desde… Read more »

Jorge 1234
Visitante
Jorge 1234

Rapaz…parece vc papagaio dagrande mídia. Totalmente desinformado.
Estude antes de postar.
Eu não vou explicar aqui. Se vire.