ÍNDIA MANDA UMA MISSÃO PARA CONHECER AS INSTALAÇÕES NUCLEARES DA ARGENTINA E DESENVOLVER VÁRIOS PROJETOS
A segunda reunião do Comitê Conjunto de Coordenação da Índia e da Argentina culminou com uma série de reuniões e visitas, inclusive ao produtor de combustível nuclear Combustibles Nucleares Argentino e ao local do reator RA-10. Adriana Serquis, presidente da Comissão Nacional de Energia Atômica (CNEA) da Argentina, disse que “é muito valioso para a CNEA receber a visita da delegação da Índia, não apenas para fortalecer nossos laços de cooperação em diferentes áreas relacionadas à medicina nuclear ou reatores, mas também para que conheçam nossas instalações e trabalhadores, e os grandes projetos prioritários que nossa instituição está realizando”. A delegação indiana foi chefiada pelo CEO da Heavy Water Board, S Satyakumar. Durante a visita, foram realizadas reuniões para discutir áreas como medicina nuclear, ligas espaciais, radioisótopos e água pesada. “Nos sentimos orgulhosos por poder partilhar o que fazemos e proporcionar uma visita as nossas instalações”, acrescentou Serquis.
Em agosto do ano passado, a CNEA e a INVAP da Argentina concluíram o start-up de uma planta produtora de radioisótopos em Mumbai, na Índia, resultando em maior visibilidade na cooperação dos dois países para o uso pacífico da tecnologia nuclear até agora. A Combustibles Nucleares Argentinos é responsável pelo fornecimento de combustível para as três usinas nucleares do país e seus três reatores de pesquisa. É uma joint venture entre a CNEA e o Grupo Pérez Companc. O projeto RA-10 está sendo realizado pela CNEA em conjunto com a INVAP no Centro Atômico de Ezeiza, perto de Buenos Aires. As obras civis devem ser concluídas este ano e o comissionamento está previsto para começar em 2024, segundo a CNEA.
Argentina e Índia assinaram um Acordo de Cooperação no Uso Pacífico da Energia Nuclear em 2010 e em 2019 assinaram um memorando de entendimento para “melhorar e explorar empreendimentos cooperativos” em energia nuclear civil e “reforçar vínculos institucionais” em pesquisa e desenvolvimento nuclear civil e capacitação. Em agosto do ano passado, os ministros das Relações Exteriores dos dois países emitiram uma declaração conjunta na qual destacaram a cooperação bilateral em vários assuntos, dizendo que “as duas grandes e vibrantes democracias elevaram seu relacionamento ao nível de Parceiros Estratégicos em 2019 e foi acordado explorar áreas para uma cooperação mais profunda para usos pacíficos da energia nuclear”.
Aí indiano leva calote.
Se ler a nota, vai ver que Argentina foi quem vendeu e Índia comprou.
É importante que a Argentina detenha o domínio de todas as etapas da energia nuclear. Significa um sinal de respeito, principalmente aos ingleses.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ingleses, respeito?
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Nem sempre aquilo que é importante para o povo argentino é importante para o Brasil..
Nós denunciaram na agência internacional de energia atômica..Essa agência quer descobrir nosso reator,como é como funciona e como tirar proveito..
Estude e procure canais de temas militares para entender sobre o assunto que é sensível e delicado..
Tecnologia nuclear é caro é uma área sensível e ninguém passa de graça..
O q uma notícia dessa interessa para Brasil?
Tem cada JornaZistas no Brasil q nem retardado pode se dizer q é. Kkkkkkkkkk
Caro leitor, apenas para pensar.
Há um acordo de cooperação mútua entre a Argentina
e o Brasil na questão nuclear. Não só na questão de energia,
mas na produção de fármacos para medicina e também
na área militar. Tudo o que diz respeito a Argentina
no campo nuclear, também interessa ao Brasil. E vice-versa.
O Petronotícias tem uma gama de leitores considerável de
interesse nuclear, por isso veiculamos esta notícia.
Apenas para seu conhecimento. Grato por sua participação.
Não é atoa que a Argentina nos denunciou para a agência internacional..Acho que você deveria rever seus conceitos, Argentina prejudica o Álvaro Alberto nosso sub nuclear..
Querem descobrir como funciona nosso reator que é único no mundo..
A Argentina só prejudica o Brasil esse acordo BR e ARG de não proliferação é mais um mecanismo prejudicial a nossa nação..
Todos esses acordos deveriam ser abandonados..
https://youtu.be/41kmn00lJqo
https://youtu.be/NEfTb_HYvdA
https://youtu.be/HwWeIogL5uI
Quanto mais falida e quebrada a Argentina estiver melhor!! Eles prejudicam o Brasil no desenvolvimento do SB Nuclear Álvaro Alberto. Nós denunciaram a AIEA fora que tem um outro acordo com o Brasil que nós freiam totalmente de produzir meios defensivos.. A Índia deveria comprar toda a Argentina junto dos Chineses.. Recentemente fizeram pirataria e apreenderam nosso navio na Hidrovia Brasil/Paraguai.. Por isso é um perigo Argentina se armar,antes eu tinha pena deles nas ilhas Falkland..Hj em dia sou totalmente a favor dos ingleses.. Uma Argentina bem armada com submarinos nucleares ou diesel/elétrico é um perigo na tríplice fronteira e… Read more »
O Brasil hoje, não tem proveito nem um dos países latinos. Somos constantemente sugados e roubados pelo nosso governo. Emprestamos dinheiro, recebemos imigrantes. Atualmente temos milhões de imigrantes entre registrados e não registrados. Isso prejudica nosso desenvolvimento. Estamos vendo o rombo já no primeiro semestre de bilhões de reais. E o que esses países vizinhos nos ajudam? Em nada. A Argentina nem se fala. Bolívia por anos pegou gasolina a preço de custo e sem adição de álcool. Enquanto nós ficamos com gasolina cara e impura. Tinha que subir um muro e cada um se virar. Negociação é normal, desde… Read more »
Rapaz…parece vc papagaio dagrande mídia. Totalmente desinformado.
Estude antes de postar.
Eu não vou explicar aqui. Se vire.