ÍNDIA VAI INVESTIR US$ 11 BILHÕES PARA CONSTRUIR DEZ NOVAS USINAS NUCLEARES E CRIAR 30 MIL EMPREGOS
Depois do grande projeto de desenvolvimento da energia nuclear na geração de energia na China, agora é a vez da Índia anunciar a expansão do seu programa de construção de novas centrais nucleares. Serão construídas 10 usinas nucleares usando reatores de água pesada para aumentar sua capacidade de geração de energia. A Índia é um dos maiores consumidores mundiais de eletricidade, e a maior parte dela é gerada a partir do carvão, extremamente poluidoras. Os novos reatores representam mais do que a atual capacidade instalada de energia nuclear do país. Mas não está claro quando começarão a operar. A Índia tem atualmente 22 usinas nucleares, com uma capacidade de geração de 6.780 megawatts.
Com estas novas usinas a serem construídas, um total de 7.000 megawatts serão adicionados, acelerando o programa de produção de energia limpa da Índia. As unidades nucleares planejadas gerarão negócios no valor de US$ 11 bilhões e criarão mais de 33 mil empregos. Os reatores homegrown serão construídos dentro do programa governamental “Make in India”, que tem o objetivo de aumentar a produção nuclear da Índia.
Enquanto isso, aqui o Brasil, Angra 3 já consumiu 9 bilhões de reais e ainda estão previstos gastos de mais 9 bilhões para concluí-la. Não vou nem falar do tempo que já se gastou e do tempo que ainda vai ser levado.