INDOVINYA VEM COM APETITE PARA O MERCADO DE ÓLEO E GÁS E APRESENTA NOVIDADES PARA OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO E PERFURAÇÃO
A Indovinya, parte do grupo Indorama e atuante no fornecimento de tensoativos e especialidades químicas para diversos mercados em expansão, chega com apetite e disposição para explorar novas oportunidades no mercado brasileiro de óleo e gás. A companhia lançou recentemente uma série de produtos voltados para a otimização de produção, perfuração e completação. Entre as novidades, está a ampliação da linha de desemulsificantes, utilizados na separação eficiente do óleo e da água em emulsões, além de novos inibidores de corrosão. “Esses lançamentos contemplam a fase de otimização de produção. Entretanto, ressaltamos que a Indovinya possui um portfólio robusto de químicos de alto desempenho para ajudar nossos clientes a enfrentarem os desafios em todas as etapas”, explica a diretora de marketing e R&D para Crop Solutions e Energy & Resources na Indovinya, Priscila Castelani, nossa entrevistada desta quarta-feira (9). A executiva acrescenta que, além das novidades para a otimização de produção, a empresa está expandindo seu portfólio para produtos químicos voltados à perfuração e completação. “Entre as inovações, destacam-se a adição de um lubrificante de baixo custo, que reduz problemas de torque e aumenta a taxa de penetração, e de um emulsificante, que estabiliza emulsões de água e óleo, melhorando a estabilidade do fluido e reduzindo perdas”, conclui Priscila.
Quais foram os lançamentos anunciados recentemente?
Ampliamos a nossa linha ULTROIL EB, que passa a contar com três novos desemulsificantes. O primeiro é o ULTROIL EB 1055 – base desemulsificante de rápida ação na quebra de emulsões. Resina alquil fenol formaldeído alcoxilada de alta concentração de ativos. Indicado para melhorar a qualidade de interface, remover sal do óleo gerado e reduzir tempo de residência. O segundo é o ULTROIL EB 4050, base desemulsificante que atua como agente floculante/secante, garantindo a produção de óleo nos parâmetros estipulados de água residual, por meio da remoção de emulsões secundárias. É um produto com alto teor de ativos e livre de solventes. Já o ULTROIL EB 6010 é uma base com função híbrida, com destaque para o alto desempenho em relação à velocidade de quebra de emulsão e ao potencial de secagem de água residual em uma ampla gama de petróleos. Devido a sua versatilidade como base híbrida, pode ser utilizada tanto como componente em formulações quanto como produto final.
Para a linha de inibidores de corrosão primários SURFONIC OFC, foi adicionado o SURFONIC OFC 103 (imidazolina etoxilada de alto teor de ativos), que possui compatibilidade com formulações aquosas e base solvente. Geralmente é indicada para formação de filmes em todos os tipos de corrosão.
Por fim, a linha de inibidores de corrosão secundários ULTROIL CI foi complementada por dois produtos. O ULTROIL® CI 3055 (diamina de sebo alcoxilada de baixa formação de espuma e emulsão), que possui desempenho em condições de alta temperatura e salinidade, além de apresentar alta sinergia com formulações à base de imidazolinas. E também o ULTROIL CI 5095 (Alquil éster fosfatado indicado para prevenção de corrosão na presença de CO2 e O2). Possui sinergia com formulações à base de imidazolinas.
Quais os diferenciais desses lançamentos?
Dentre os principais diferenciais que nossos produtos recém-lançados para aplicações de desemulsificantes e inibidores de corrosão possuem, destacam-se as tecnologias incorporadas que atendem a diversas necessidades no processo produtivo de petróleo dos nossos clientes.
Em relação aos inibidores de corrosão, vale ressaltar que o SURFONIC OFC 103 é a primeira imidazolina etoxilada do mercado, oferecendo a vantagem de combinar a excelente performance da formação de filme da imidazolina com sistemas mais hidrofílicos. Já o ULTROIL CI 3055, além de melhorar as propriedades do filme, reduzindo a taxa de corrosão, também age como antiespumante no sistema. Por fim, o ULTROIL CI 5095 atua tanto de forma independente na formação do filme de inibição quanto de melhorar as propriedades de diversos tipos de sistemas.
Para desemulsificantes, o ULTROIL EB 1055 chega como uma excelente opção de agente coalescente (dropper), atuando ativamente na separação de fases da emulsão água em óleo. Como diferenciais destacam-se a possibilidade de ser usado como dessalinizador da fase oleosa e sua produção local. O ULTROIL EB 4050 é o primeiro produto desenvolvido pela Indovinya a atuar como agente secante (Dryer), uma tecnologia muito demandada pelo mercado devido à necessidade de quebra de emulsões secundárias. Finalmente, o ULTROIL EB 6010 é o primeiro produto híbrido do portfólio, capaz de desempenhar mais de uma função necessária para um desemulsificante, o que reduz a necessidade de utilizar diferentes bases, gerando economia de custos operacionais.
Os lançamentos contemplam todas as etapas de perfuração, estimulação e produção?
Estes lançamentos contemplam a fase de otimização de produção. Entretanto, ressaltamos que a Indovinya possui um portfólio robusto de químicos de alto desempenho para ajudar nossos clientes a enfrentarem os desafios apresentados em todas as etapas – perfuração, estimulação e produção -em operações onshore e offshore.
Quais novidades podem ser anunciadas nos próximos meses?
Além das novidades para o mercado de otimização de produção, a Indovinya atua na expansão do seu portfólio para o segmento de produtos químicos de perfuração e completação. Dentre as inovações, estão a adição de um lubrificante de baixo custo, que reduz problemas de torque e aumenta a taxa de penetração, e de um emulsificante, que estabiliza emulsões de água e óleo, formando uma mistura uniforme entre essas fases, o que resulta em diversos benefícios, como a melhoria da estabilidade do fluido e a redução de perdas.
Para o mercado de estimulação, a Indovinya trará, ainda, um surfactante viscoelástico de alta temperatura, que diminui a tensão superficial nos reservatórios, aumentando a produção nas plataformas. Esse é um movimento estratégico da nossa empresa, já que este segmento, que tem se expandido rapidamente, deve alcançar negócios de mais de 5,3 bilhões de dólares até 2026, segundo projeções da consultoria Global Market.
Qual a importância desse segmento para a Indovinya?
O segmento de otimização de produção é o mais relevante dentro dos mercados do processo produtivo de petróleo, no que diz respeito a químicos. A Indovinya já é uma referência nesse setor, e ao reposicionar suas principais linhas de desemulsificantes e inibidores de corrosão, aplicações mais relevantes do segmento, a empresa fortalecerá ainda mais sua posição de destaque, consolidando-se pela excelência nessa etapa crucial do processo produtivo.
Quais demandas vocês têm identificado com maior frequência nesse mercado?
Todos os produtos lançados têm, de alguma forma, relação com as demandas do mercado. Para os inibidores de corrosão, ouvimos muito dos nossos clientes a necessidade dos de tipo fílmicos de alta performance e de outros que atuem melhorando a propriedade do filme. Enquanto para os desemulsificantes, a solicitação mais recorrente é por agentes secantes.
Deixe seu comentário