INDÚSTRIA DE ÓLEO E GÁS DEVE RECEBER INVESTIMENTO DE R$ 509 BILHÕES NOS PRÓXIMOS 4 ANOS
Um estudo divulgado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aponta que o setor de petróleo e gás vai gerar um investimento de R$ 509 bilhões entre 2015 e 2018. Este valor representa cerca de 55,9% de todo o investimento estimado para a indústria brasileira no período, além de ser 42,1% maior do que o investimento do segmento nos últimos 4 anos (2010 a 2013).
O relatório do BNDES classificou o Brasil como o mercado mais importante no cenário mundial para fornecedoras e bens de serviços do segmento de exploração e produção offshore. No entanto, destacou dois aspectos do mercado brasileiro com os quais a Petrobrás tem que se preocupar para atingir sua meta de investimentos. Primeiro, a ausência de um alinhamento de preços internos e externos e combustíveis. Segundo, as limitações físicas que a estatal terá que enfrentar para cumprir o que estipulou, como a dificuldade de investir em “diversos, grandes e complexos” projetos ao mesmo tempo e a dificuldade para conseguir licenciamentos ambientais, entre outros fatores.
Mesmo já estabelecido, o BNDES considerou o setor de petróleo e gás no Brasil como “em franca expansão”. Por isso, recebe empresas líderes globais no setor no país, o que facilita a chegada de investimentos e traz companhias de boa gestão para o país. No entanto, o estudo estima uma participação de 80% da Petrobrás em todo o investimento feito para o segmento no quadriênio.
Deixe seu comentário