INDÚSTRIA DESACELERA, MAS CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA AUMENTA NO PAÍS
Apesar do pé no freio da indústria mundial, incluindo o Brasil, o consumo de energia elétrica cresceu 4,2% no primeiro semestre deste ano. Os dados são da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que aponta os segmentos de comércio/serviços e residencial como os responsáveis pelo crescimento da demanda no período.
“Com exceção da indústria, todos os outros segmentos apresentaram expressiva expansão do consumo no período”, afirmou a EPE em nota.
De acordo com o documento, o consumo nacional atingiu 223,4 GWh no primeiro semestre do ano, sendo que junho foi um mês mais representativo na demanda, com 36,5 mil GWh consumidos.
Mesmo sendo puxado por outros setores, o consumo mais representativo na soma total de energia elétrica gasta no Brasil ainda é o industrial. Foram 91,3 mil GWh consumidos pela indústria no período, com alta de apenas 1,4% em relação a 2011. Já o segmento de comércio/serviços foi responsável por 39,7 mil GWh nos seis primeiros meses de 2012, com alta de 7,4% em relação ao mesmo período do ano passado. A classe residencial também esteve a frente do crescimento do consumo, gastando 58,7 mil GWh, um crescimento de 5,0% ante aos mesmos seis meses de 2011.
Em maio, o presidente da EPE, Maurício Tolmasquim (foto), havia afirmado que a demanda havia diminuído com o esfriamento da indústria mundial, mas que deveria ser retomada em breve, levando a um aumento do consumo até o fim do ano.
Deixe seu comentário