INEA CASSA LICENÇA DA TRANSPETRO PARA OPERAR NA BAÍA DE ANGRA DOS REIS
O Conselho Diretor do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) decidiu pela cassação da licença da Transpetro para operações entre navios (“ship to ship”) na baía da Ilha Grande, em Angra dos Reis. A estatal agora tem um prazo de 60 dias para interromper suas operações de transferência de óleo cru e derivados de petróleo na região, que fica na Costa Verde do estado fluminense. A companhia pode recorrer da decisão do Inea dentro de 15 dias.
O secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, explicou, por uma nota enviada pela assessoria da secretaria, que a medida tem como objetivo proteger “esse importante santuário da fauna marinha”, destacando que recentemente dois vazamentos ocorreram no terminal da Transpetro. Um vazamento de óleo no último mês de março chegou a atingir a Baía de Sepetiba, em Mangaratiba, botando em risco o habitat natural do boto cinza, que está ameaçado de extinção.
A Transpetro afirmou que a decisão do Inea será atendida pela companhia, e que os impactos da decisão sobre os seus custos operacionais ainda estão sendo estudados pela empresa.
Este Terminal petrolífero está localizado na Ponta Leste da Baia de Angra dos Reis, num santuário de biodiversidades marinhas ao lado da praia de Maciés. Frente a ele está o arquipélago composto pela Ilha Grande que é uma área de Preservação Ambiental. Deste modo, tenho observado que há um descaso público e privado quanto a Preservação Ambiental na região e que pouco se investe nas Organizações (PMAR,BRASFELS,TRANSPETRO e Condomínio Porto Galo) em Técnologias e Treinamentos para a Preservação da Biodiversidade da região Costa Verde. Mais VALOR,APOIO,INVESTIMENTO, TÉCNOLOGIA e COLABORAÇÃO deveria ser dado ao PAM – Plano de Auxílio Mútuo Costa… Read more »