INEA MULTA TRANSPETRO EM R$ 50 MILHÕES POR VAZAMENTO DE ÓLEO EM ANGRA DOS REIS
A Petrobrás Transporte S.A. (Transpetro) foi multada em R$ 50 milhões pelo vazamento de óleo ocorrido no início da semana no Terminal Baía da Ilha Grande, no município de Angra dos Reis. A multa foi definida pelo Conselho Diretor do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) após reunião emergencial. A justificativa para a aplicação da multa é de que a Transpetro não forneceu as informações corretas sobre o caso. Segundo o instituto, o volume anunciado para o vazamento, de 560 litros, não corresponde à mancha identificada no voo realizado pelo Inea, o que faz com que ele acredite que a empresa escondeu informações.
A subsidiária da Petrobrás negou ter dado quaisquer informações falsas acerca do vazamento. Mais do que isso, afirmou que em momento algum deu a esses órgãos informações sobre o volume vazado, pois a apuração ainda não foi concluída. A Transpetro aproveitou para destacar que suas operações obedecem à legislação e que, assim que identificou o transbordamento do tanque de lastro que vazou o óleo do navio Gothermburg, parou de operar a embarcação.
[…] Na quarta, 18 de março, descobriu-se a mentira. Uma equipe do Inea sobrevoou a área e descobriu que “a extensão da mancha é muito maior, o que leva a crer que a empresa omitiu informações”,por isso a multa passou dos 2,38 milhões, para 50 milhões de reais. […]