INFRAESTRUTURA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS DEVE ATINGIR 206,6 MILHÕES DE PONTOS DE RECARGA E RECEBER US$ 300 BILHÕES EM INVESTIMENTOS
A transição energética vai acelerar a demanda por infraestrutura de carregamento de veículos elétricos nos próximos anos. Um relatório recente da Wood Mackenzie estima que o número de pontos de recarga deve alcançar 206,6 milhões em 2040, impulsionado por um crescimento anual composto (CAGR) de 12,3% entre 2026 e 2040. O mercado residencial deverá liderar essa expansão, com previsão de 133 milhões de pontos instalados em residências até o fim do período. Para sustentar esse crescimento, os investimentos globais em infraestrutura de recarga precisarão avançar a um CAGR de 8%, chegando a US$ 300 bilhões em 2040.
“À medida que a utilização da recarga pública aumenta e a eficiência da infraestrutura melhora, esperamos que a relação entre veículos elétricos e carregadores públicos cresça de 7,5 veículos elétricos a bateria por carregador em 2025 para 14,2 em 2040”, afirmou o analista sênior de pesquisa em carregamento de veículos elétricos da Wood Mackenzie, Oliver McHugh.
A Ásia-Pacífico lidera a expansão global, com a China mantendo sua posição dominante em infraestrutura pública de recarga. A região deve registrar crescimento anual de cerca de 10% no carregamento DC entre 2025 e 2040, com os segmentos de recarga pública L3 e residencial L2 concentrando os maiores gastos anuais de capital até 2040, em US$ 54 bilhões e US$ 33 bilhões, respectivamente. A Índia desponta como mercado-chave, com os carregadores rápidos DC projetados para saltar dos atuais 14 mil para 1,1 milhão em 2040, impulsionados por forte apoio governamental e pela rápida expansão do mercado de veículos elétricos.
Já Américas demonstram resiliência, apesar dos desafios. Nos Estados Unidos, o segmento público de carregadores rápidos DC (DCFC) deve manter um crescimento robusto de 14% ao ano entre 2025 e 2040, alcançando 475 mil pontos e gerando US$ 3,3 bilhões em valor de mercado anual até 2040. Na América do Sul, o crescimento será acelerado, com o segmento residencial expandindo-se a uma taxa de 22% ao ano, acompanhando o avanço do mercado de EVs em relação à América do Norte. O carregamento residencial L2 dominará os investimentos regionais, atingindo US$ 11,2 bilhões até 2040.
Enquanto isso, a Europa e o Oriente Médio apresentam forte dinamismo, com os carregadores públicos na Europa crescendo a uma taxa anual de 11,3% até 2040, liderados pela expansão dos carregadores DC, que terão CAGR de 13,7%. O segmento residencial deve alcançar 57 milhões de carregadores AC até 2040, enquanto o carregamento comercial cresce a 12% ao ano. A Arábia Saudita se destaca com crescimento excepcional de 29% ao ano em recarga pública DC, apoiado por metas governamentais ambiciosas. Até 2040, a região EMEA (Europa, Oriente Médio e África) deverá registrar gastos anuais de US$ 14 bilhões em recarga pública e US$ 30 bilhões em infraestrutura residencial.
“O carregamento residencial em nível 2 domina o mercado global e representará aproximadamente dois de cada três pontos de recarga em todo o mundo até 2050. Esse segmento mantém sua atratividade por oferecer o equilíbrio ideal entre conveniência, desempenho e custo, o que gera maior adesão entre os proprietários de veículos elétricos”, acrescentou Emil Koenig, analista sênior de pesquisa em carregamento de veículos elétricos e no setor de energia e renováveis da Wood Mackenzie.

publicada em 21 de agosto de 2025 às 5:00 




