INSTALADA A CÚPULA DE CONTENÇÃO DA TERCEIRA UNIDADE DA USINA NUCLEAR DE HAIYANG
A cúpula externa de aço do edifício de contenção da ilha nuclear da unidade 3 da usina nuclear de Haiyang, na província chinesa de Shandong, foi içada para o lugar. A cúpula – medindo cerca de 41 metros de diâmetro, 11 metros de altura e pesando quase mil toneladas – foi içada para o lugar nas paredes de contenção usando um guindaste sobre esteiras de 3200 toneladas em 23 de março. O processo levou 2 horas e 12 minutos, anunciou a subsidiária da State Power Investment Corporation, Shandong Nuclear Power Group. A estrutura de contenção de aço é uma parte importante do edifício do reator nuclear e a terceira barreira de segurança para evitar o vazamento de materiais radioativos.
A instalação da cúpula “marca a conclusão básica da estrutura principal da usina nuclear insular e estabelece a base para a instalação subsequente do módulo icônico da energia nuclear de terceira geração – o tanque de armazenamento de água de resfriamento de contenção passiva – em sua parte superior“, disse a empresa em um comunicado.
Este tanque de armazenamento reterá água para ajudar a resfriar o reator em uma emergência. A água também pode ser direcionada para a piscina de combustível usado do reator, enquanto o próprio tanque pode ser reabastecido com água armazenada em outro lugar no local. O tanque faz parte dos sistemas de segurança passiva da usina que não exigem ações do operador para mitigar potenciais situações de emergência, usando forças naturais como gravidade, circulação natural e gás comprimido para atingir sua função de segurança.
A construção de dois reatores CAP1000 – a versão chinesa do Westinghouse AP1000 – em cada um dos locais das usinas nucleares de Haiyang, Sanmen e Lufeng na China foi aprovada pelo Conselho de Estado do país em 20 de abril de 2022. As aprovações foram para Haiyang 3 e 4, unidades Sanmen 3 e 4 e unidades 5 e 6 da usina Lufeng. As usinas Sanmen e Haiyang já abrigam duas unidades AP1000 cada. A unidade 1 da usina de Haiyang entrou em operação comercial em outubro de 2018, e a unidade 2 em janeiro de 2019. Juntas, as unidades 1 e 2 de Haiyang podem fornecer cerca de 20 TWh de eletricidade à rede anualmente, o suficiente para atender a um terço da demanda doméstica na província de Shandong.
O primeiro concreto relacionado à segurança foi derramado para a ilha nuclear de Haiyang unidade 3 em julho de 2022. A construção de Haiyang 4 começou em abril do ano passado. O período de construção planejado para Haiyang 3 e 4 foi de 56 meses, com as duas unidades programadas para estarem totalmente operacionais em 2027. “Quando o projeto estiver totalmente concluído, as quatro unidades da usina nuclear de Haiyang gerarão 40 bilhões de kWh de eletricidade anualmente, o que pode atender às necessidades de eletricidade de metade dos moradores da província de Shandong e fornecer mais fontes de calor limpas para a Península de Jiaodong“, disse a Shandong Nuclear Power Group.
Americanos e chineses concordam em poucas coisas. Uma delas, dentre as mais significativas, é que ambos apreciam o AP-1000 da Westinghouse, cujo direito de reprodução foi adquirido pela China. Com mais de cem usinas nucleares operando nos EUA, seus proprietários se reuniram e criaram uma lista de desejos a partir das lições aprendidas em todas fases de engenharia, aquisição, construção e operação de suas usinas. Com esta lista em mãos, a Westinghouse se debruçou sobre a prancheta e atendendo quase todas, criou o AP-1000. Se algum dia quisermos sair dos miseráveis 2500 KWh por pessoa por ano, que nos limita… Read more »