INSTITUTO BRASILEIRO DE ECONOMIA DA FGV DISCUTE RETOMADA DO CRESCIMENTO ECONÔMICO | Petronotícias




faixa - nao remover

INSTITUTO BRASILEIRO DE ECONOMIA DA FGV DISCUTE RETOMADA DO CRESCIMENTO ECONÔMICO

MFDyogoOliveiraOs desafios da política fiscal para a retomada do crescimento serão o tema de um encontro que o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/IBRE) promoverá na próxima quarta-feira (31). O evento terá a presença do Ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, que vai falar sobre  agenda de prioridades para a política fiscal do País.

Além disso, o encontro vai abordar as regras fiscais no Brasil e seus impactos macroeconômicos. Outro assunto em pauta será como buscar a retomada do crescimento e a sustentabilidade fiscal no conturbado momento político nacional. A queda dos juros e o crescimento do índice IBC-Br (que mede a atividade econômica no Brasil) apontavam que o País estava começando a sair da recessão, mas os recentes acontecimentos em Brasília trouxeram de volta à instabilidade e incerteza sobre o futuro de reformas que estavam sendo feitas pelo Planalto.

À medida que o Brasil consegue melhorar as contas no médio prazo, o governo não precisa ficar refém de cortes no orçamento que dificultem a retomada da economia e deteriorem a prestação de serviços públicos importantes. É necessário equilibrar a estratégia de forma adequada, pois a sustentabilidade é um conceito de longo prazo. Daí a importância da reforma da Previdência“, opinou  o economista Manoel Pires, pesquisador da área de Economia Aplicada da FGV/IBRE.

Do ponto de vista técnico, a reforma está em um bom termo. Deve estabilizar as despesas previdenciárias ao longo dos próximos anos, e poderemos analisar seu impacto na distribuição de renda e nos indicadores de pobreza, para avaliar a situação e elaborar novas políticas. O problema é como aprovar a reforma com tanta turbulência“, concluiu.

 

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of