INSTITUTO DE RADIOPROTEÇÃO E DOSIMETRIA COMEMORA 51 ANOS DE FUNDAÇÃO COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Imagem do WhatsApp de 2023-03-21 à(s) 13.18.56O Instituto de Radioproteção e Dosimetria está comemorando 51 de sua fundação. Para marcar a data, a instituição começou hoje (21) uma programação com solenidades e palestras sobre medicina nuclear. Nesta terça-feira, durante evento no Rio de Janeiro, o IRD condecorar servidores com mais de 45 anos de serviços prestados à instituição e ex-dirigentes. Anna Maria Campos de Araújo, Eliana Amaral e José Marcus Godoy receberam a homenagem.

O evento contou ainda com a participação do presidente da Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN), Celso Cunha, e do presidente interino da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Francisco Rondinelli Junior.

Celso Cunha e Francisco Rondinelli Junior

Celso Cunha e Francisco Rondinelli Junior

A cerimônia de hoje teve ainda uma palestra da pesquisadora da Divisão de Física Médica do IRD Ana Cristina Murta Dovales, que falou sobre uso, benefícios e riscos dos diagnósticos médicos por imagem. Foram abordados os benefícios desses procedimentos, assim como os efeitos biológicos e potenciais riscos à saúde resultantes da exposição à radiação.

Amanhã (22), a programação de comemoração do IRD continua com uma palestra do pesquisador do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), Cláudio Márcio do Nascimento Pereira. No evento, ele falará sobre a evolução da inteligência artificial e suas diversas aplicações na solução de problemas na área nuclear. Serão abordadas aplicações em IA em projeto, operação e segurança de reatores; conjuntamente com aplicações de técnicas nucleares e em problemas relacionados ao meio ambiente, entre outros.

Na quinta-feira (23), último dia da programação, haverá a exibição do filme Síndrome da China, produção de 1979 ganhadora de quatro Oscars que retrata um acontecimento irregular em uma usina nuclear e uma investigação em busca dos fatos. Uma discussão após a exibição será conduzida por Raul dos Santos, chefe da Divisão de Atendimento a Emergências Radiológicas e Nucleares do IRD. O filme é anterior ao acidente nuclear de Three Miles Island, nos Estados Unidos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of