INSTITUTO DESENVOLVE TECNOLOGIA QUE CONVERTE ENERGIA SOLAR EM COMBUSTÍVEL
Um reator solar desenvolvido pelo California Institute of Technology (Caltech) consegue converter a energia do sol em combustível que pode ser estocado e disponibilizado para o abastecimento de veículos. A tecnologia foi apresentada recentemente durante a sexta edição da Conferência Internacional em Eletrocerâmica, que foi realizada na Paraíba.
A professora de ciência dos materiais e engenharia química no Caltech, Sossina Haile (foto), foi quem apresentou a tecnologia. Segundo a pesquisadora, para realizar a conversão de energia, o reator é revestido por um material cerâmico – o óxido de cério (CeO2) – que quando é aquecido, libera oxigênio sem perder sua estrutura. Quando o óxido de cério é resfriado, ele volta a absorver oxigênio.
“Se o resfriamento ocorrer em presença de vapor de água (H2O) ou gás carbônico (CO2), o oxigênio será retirado das moléculas de uma ou outra dessas substâncias, e a reoxidação resultará na liberação de hidrogênio (H2), em um caso, ou de monóxido de carbono (CO), no outro – ambos com grande potencial como combustíveis”, explicou Haile.
Deixe seu comentário