INTERFERÊNCIA DE BOLSONARO NO PREÇO DO DIESEL PODE TER PROVOCADO MAIS DESGASTE DO QUE UMA NOVA GREVE DE CAMINHONEIROS
Em algum momento o governo teria que enfrentar o drama da volatilidade do mercado de petróleo nesses últimos dias. O agravamento da crise na Líbia e na Venezuela, com forte queda na produção de ambos os países, provocou a elevação dos preços do petróleo para cima. A escolha pela política de preços diários sem previsibilidade, determinada pelo ex-presidente da Petrobrás, Pedro Parente, foi a origem da confusão nos preços dos combustíveis no Brasil, que acabou provocando a greve dos caminhoneiros, que esculhambou a já combalida economia do país em maio do ano passado. Agora, o governo liberal de Bolsonaro vive um dilema. Ele quer ser liberal, vender muitos ativos da Petrobrás, mas ao mesmo tempo não respeitou as leis do mercado e interferiu no aumento dos preços do Diesel. Talvez tenha provocado mais desgaste para o governo do que um novo movimento dos caminhoneiros.
Na quinta-feira (11), a Petrobrás havia anunciado o reajuste do preço do diesel em 5,7%, que seria aplicado a partir de hoje (12). Horas depois, porém, a companhia afirmou que “em consonância com sua estratégia para os reajustes dos preços do diesel divulgada em 25 de março, revisitou sua posição de proteção e avaliou ao longo do dia, com o fechamento do mercado, que há margem para espaçar mais alguns dias o reajuste no diesel”.
Foi a mão do próprio Presidente Bolsonaro quem vetou o aumento. O mercado nesta sexta-feira, está nervoso, com sobe e desce da bolsa e a desvalorização das ações da estatal. E o que pior, abalou a confiança do mercado numa política liberal, que Bolsonaro e principalmente o seu Ministro da Economia, Paulo Guedes, defendiam. Em que acreditar? Vamos esperar até o final do dia qual será a atitude do governo.
Para explicar sua posição, o Presidente Bolsonaro foi bem firme: “Liguei pro presidente, sim. Me surpreendi com o reajuste de 5,7%. Não vou ser intervencionista e fazer práticas que fizeram no passado, mas quero os números da Petrobras, tanto é que na terça-feira convoquei todos da Petrobras para me esclarecer por que 5,7% de reajuste, quando a inflação desse ano tá projetada para menos de 5%. Se me convencerem, tudo bem, se não me convencerem tudo bem. Não é resposta adequada para vocês, não sou economista, já falei.
Quem entendia de economia afundou o Brasil, tá certo? Os entendidos afundaram o Brasil. Estou preocupado com o transporte de cargas, com os caminhoneiros, são pessoas que fazem o transporte de cargas, de riquezas, Norte a Sul, Leste a Oeste e tem que ser tratado com o maior carinho e consideração. Nós queremos um preço justo para o óleo diesel. Nós sabemos que a Petrobrás não é minha, é do povo brasileiro. E eu quero conversar com eles sobre a política de preços, quanto custa o barril de petróleo tirado no Brasil, quanto custa lá fora, onde nós refinamos, com que preço, a que custo.”
Para lembrar, a política de reajuste no preço dos combustíveis da Petrobrás foi adotada durante a gestão de Pedro Parente, que assumiu a companhia no governo Temer. Levava em consideração as cotações internacionais do petróleo e o dólar. O sistema entrou em xeque, porém, quando os preços do combustível dispararam e caminhoneiros organizaram paralisação que se estendeu por mais de uma semana, em maio do ano passado.
Começou de novo o caos que foi iniciado na “gestão” Pullen Parente-Castello Branco, ambos com políticas suicidas de preços de combustíveis, especialmente o diesel, e com uma interferência do senhor Bolsonaro iguais aos ocorridos no governo da presidenta Dilma, por ele e Paulo Guedes tão criticados. Um horror com reflexo na nação, majoritária nas ações ordinárias, na Petrobras pela perda de valor de mercado e no bolso dos acionistas , principalmente os minoritários. Com os majoritários, os de fora a nação e donos de mais que 5% das ações ordinárias, falo de fundos tipo o Black Rock, não estou nem… Read more »
Privatiza essa desgraça logo estatal só serviu pra corruptos idiotas fala que a Petroleira e do povo e um porra se fosse assim nós o povo não teria que pagar combustível porque e que seu você e dono fica nesta porra o petróleo e nosso e nosso de quem cara pálida . lembrei do Magno Malta !
Se fosse privatizada não seria possível questionar a política de preços. Essa “desgraça” está trazendo trilhões para o Brasil a partir da descoberta e desenvolvimento da tecnologia para extrair óleo do pré-sal.
Vixe, isso, aliás, finalmente nada.
Desde que o Pullen Parente e os demais colegas, que representam o capital financeiro pois são ou eram os gerentes das grandes fortunas dos brasileiros aquinhoados, todos os que assumiram há tempos a Petrobras, aí incluídos toda a direção, este universo amplo composto por Bendine, Ivan Monteiro e agora o Castello Branco, todos esses, criaram o caos financeiro com pretensa bancarrota da Petrobras, atuando principalmente em denegrir a imagem da empresa e na política suicida de preços suicidas passados aos consumidores, que reclamam diuturnamente. Não vou aqui discorrer sobre composição de preços pois todos sabem que a Petrobras que praticamente… Read more »
FALHAS CONTINUADAS NA POLITICA DE FORMAÇÃO DE PREÇOS DE DERIVADOS CARBURANTES NO BRASIL. A Petrobras deveria subsidiar os preços ao consumidor dos combustíveis, diesel, gasolina e GLP, ou caberia ao Governo Federal essa tarefa? É consenso da maioria que em um senário internacional altamente volátil para o petróleo e seus derivados, a Petrobras ou o Governo Federal já deveria ter um política especial para a formação de preços dos derivados carburantes, de forma a não comprometer a politica governamental e controle do estado de condições econômicas que podem se tornar críticas e incontroláveis como a desse seguimento, que podem redundar… Read more »
A meta é:
Gasolina a 10 reais
Diesel a 10 reais
Botijão de GLP a 100
Mesmo séquito que seguia Pullen Parente estão seguindo Castelo Branco.