INVESTIGADORES ENCONTRAM UM OBJETO QUE PODE TER SIDO USADO PARA EXPLODIR O GASODUTO NORD STREAM NO MAR BÁLTICO
Um ‘objeto suspeito’ foi descoberto sob o oleoduto Nord Stream 2, no Mar Báltico, segundo disseram investigadores dinamarqueses. O presidente russo, Vladimir Putin, disse que um navio alugado pela empresa russa de energia Gazprom encontrou um objeto semelhante a uma antena a cerca de 30 quilômetros de onde os oleodutos Nord Stream explodiram no ano passado. Ele alegou que o objeto poderia ser um dispositivo explosivo, pois alertou que uma nova explosão poderia ocorrer nos oleodutos. “Especialistas acreditam que isso pode ser uma antena para receber um sinal para detonar um dispositivo explosivo, que pode ser colocado sob o sistema de gasodutos”, disse Putin. A Dinamarca reconheceu hoje que um ‘dispositivo’ foi encontrado, mas afirmou que não apresenta um risco atual: “A avaliação de nossas autoridades é que não há risco de segurança imediato e, portanto, nenhum perigo para a vida humana ou para a navegação“, disse o ministro das Relações Exteriores dinamarquês, Lars Løkke Rasmussen.
Para lembrar, os oleodutos Nord Stream 1 e 2 que conectam a Rússia e a Alemanha sob o Mar Báltico foram atingidos por uma série de explosões inexplicáveis em setembro passado, no que Moscou chamou de ato de “terrorismo internacional”. Putin rejeitou hoje as alegações de que os ucranianos poderiam estar por trás das explosões que danificaram os gasodutos Nord Stream no Mar Báltico no ano passado, e novamente apontou o dedo para os Estados Unidos. A Dinamarca disse que estava investigando se o objeto encontrado perto do único gasoduto intacto Nord Stream sob o Mar Báltico representava algum risco ambiental ou de segurança: “Dada a localização do objeto, as autoridades relevantes estão atualmente avaliando as considerações ambientais e de segurança”, escreveu o Ministério das Relações Exteriores dinamarquês na carta ao Ministério das Relações Exteriores da Rússia por meio de sua embaixada em Copenhague. “Questionamos às autoridades dinamarquesas sobre um pedido para trabalhar em conjunto ou formar um grupo internacional de especialistas, especialistas”, disse Putin. “A resposta, como eu disse, foi vaga. Simplificando, sem resposta. Disseram que tínhamos que esperar. O ataque poderia ser um elemento de um ataque terrorista no Nord Stream. Havia vários dispositivos explosivos, algo explodiu e algo não. Não está claro por quais razões”.
A Gazprom enviou fotos do dispositivo às autoridades dinamarquesas e manteve reuniões com a embaixada na Rússia, disse Rasmussen: “Também foi seguido por um inquérito direto à nossa embaixada na Rússia. É claro que levamos isso muito a sério e está sendo investigado.” investigadores alemães suspeitavam que o iate Andromeda, de propriedade de um ucraniano, foi usado para colocar os explosivos no oleoduto. Putin disse na Sibéria que as explosões – levando a vazamentos significativos de gás – foram realizadas em outro nível. Ele rejeitou as alegações de que um grupo autônomo pró-Ucrânia era o responsável como “um absurdo completo”. A Rússia disse em novembro que entregaria “evidências” de que a Grã-Bretanha encenou explosões nos gasodutos Nord Stream no Mar Báltico.
Concordo plenamente com a observação que acompanho no dia a dia vcs não dão oportunidade aos profissionais que tem acima de 50 anos e toda semana ficam divulgando propaganda enganosa se tocam põem uma matéria mais esclarecedora, não aceita acima de 50 anos tudo bem.