INVESTIGADORES SUSPEITAM QUE A RÚSSIA PODE TER USADO PIGs COM EXPLOSIVOS PARA DESTRUIR OS GASODUTOS NO MAR BÁLTICO | Petronotícias




faixa - nao remover

INVESTIGADORES SUSPEITAM QUE A RÚSSIA PODE TER USADO PIGs COM EXPLOSIVOS PARA DESTRUIR OS GASODUTOS NO MAR BÁLTICO

NORD PIGA vida imitando a arte. Investigadores suecos e dinamarqueses suspeitam que o presidente russo, Vladimir Putin, pode ter autorizado o uso de PIGs com explosivos para causar os danos na tubulação submarina do Nord Sream 1 e 2, próximo a costa da Suécia e da Dinamarca. Os PIGs são usados comumente pela indústria do petróleo para ver avarias ou fazer limpezas no interior de oleodutos e gasodutos. Os PIGs com explosivos foram usados nas filmagens de um dos filmes do 007 estrelado por Pierce Brosnan, em 1999, “O Mundo não é o Bastante.” No filme, o herói inglês, James Bond, e o cientista Dr. Jones montam um PIG para desarmar uma bomba nuclear que atravessa um oleoduto em outro PIG a 110 km/h. Os investigadores estão acreditando que esse mesmo recurso foi usado para explodir as tubulações sob o Mar Báltico. Mas, até agora, ainda é uma suspeita e nada está devidamente confirmado.

Pierce Brosnan no papel do agente 007

Pierce Brosnan no papel do agente 007

As primeiras fotos e filmagens dos danos ao gasoduto foram divulgadas ontem e mostramos aqui no Petronotícias. Os tubos estão rasgados como um papel, demonstrando o uso de um explosivo potente. As imagens mostram buracos nos tubos de aço de uma polegada de espessura – que são envoltos em concreto e enterrados em valas para protegê-los de sabotagem ou acidentes. Pelo sim pelo não, a explosão e a inviabilidade do uso dos dois gasodutos, fez com que os preços do gás disparassem na Europa, que era sergeyabastecida em 40% da necessidade de seu gás.  Os especialistas dizem que apenas explosivos poderiam ter causado tais danos, e o padrão indica que as explosões vieram de dentro dos tubos.

O diretor técnico do Nord Stream 1, Sergey Serdyukov (foto à direita), disse anteriormente a um jornal técnico russo que eles usam PIGs fabricados pela empresa suíça Rosen Group. Eles são carregados no tubo na estação de compressão em Portovaya, na Rússia, e percorrem o comprimento de 1,2 quilômetros  até a costa alemã para verificar a integridade das costuras e das paredes do tubo. Os PIGs são projetados para ajudar a evitar rupturas causadas pela corrosão. A polícia dinamarquesa disse que “explosões poderosas” causaram “danos extensos” a ambos os tubos do Nord Stream 1 e Nord Stream 2. Investigadores alemães concluíram que as explosões foram um ato de sabotagem.

A Suécia está conduzindo sua própria investigação e usou um drone submarino de propriedade privada para filmar imagensNORD EWXPLO em close dos danos: “Apenas uma força extrema poderia dobrar metal tão grosso da maneira que estamos vendo”, disse o operador de drones Trond Larsen. Ele também disse que viu “um impacto muito grande no fundo do mar ao redor do gasoduto”. Teorias anteriores afirmaram que uma força de mergulhadores de uma unidade de operações especiais russas poderia ter plantado os explosivos de cima. Outra teoria é a de que um submarino poderia ter provocado a explosão. E ainda uma outra possibilidade, levantada por uma fonte militar britânica, é que as operações especiais russas colocaram minas usando um navio comercial disfarçado e as detonaram dias ou semanas depois. No entanto, especialistas concordaram que apenas uma carga enorme de explosivos seria necessária para romper os tubos pelo lado de fora. A tubulação usada na construção dos dois gasodutos tem 4 polegadas de largura, são feitos de aço de 1,6 polegadas de espessura e envoltos em outros 4,3 polegadas de concreto. Cada uma das 100.000 seções pesa 24 toneladas. Os tubos inteiros estão NORDenterrados em enormes trincheiras no fundo do mar e cobertos com cascalho. A única maneira de acontecer esse tipo de coisa seria através de sabotagem.

Para lembrar, os quatro vazamentos em 26 de setembro enviaram milhões de toneladas de gás natural para a superfície, criando um perigo para o transporte marítimo no Mar Báltico. O Nord Stream 1 foi fechado em agosto em retaliação às sanções econômicas pelo início da Guerra da Ucrânia.  A liberação para usar o Nord Stream 2 foi interrompida quando a Rússia invadiu em 24 de fevereiro.  O Kremlin nega que esteja por trás da sabotagem. O porta-voz russo, Dmitry Peskov, afirmou que “lógica elementar” mostrou que o dano ao oleoduto foi um golpe para os interesses da Rússia. As explosões enviaram milhões de metros cúbicos de metano fervendo para a superfície do mar

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of