ESTUDO INTERNACIONAL INDICA NECESSIDADE DE ACELERAR INVESTIMENTOS NO SISTEMA GLOBAL DE ENERGIA
Os investimentos feitos hoje no setor energético determinarão a sustentabilidade do sistema global de energia dos próximos anos, segundo o novo relatório do Conselho Mundial de Energia (WEC, na sigla em inglês). O relatório, divulgado em novembro, em Washington DC (EUA), avalia que os governos tendem a limitar seus gastos sob condições econômicas difíceis, questionando a capacidade de investimento de US$ 48 trilhões necessários nos próximos 20 anos em energia, ameaçando a capacidade dos países para fornecimento sustentável, energia confiável e acessível para as pessoas.
O estudo “World Energy Trilemma: time to get real – the myths and realities of financing energy systems” foi desenvolvido em conjunto com a empresa de consultoria Oliver Wyman, analisando o que é necessário de investimento em energia e se baseando em enetrevistas com quase 50 líderes da comunidade financeira internacional de energia.
“Ao contrário dos avisos de muitos dos comentadores, nosso relatório conclui que o capital está disponível do setor privado na escala necessária, mas os padrões de investimento terão de mudar radicalmente em termos do tipo de fonte de energia, tecnologia e infra-estrutura. Acima de tudo, os investidores e desenvolvedores terão que investir muito além de suas zonas de conforto, e precisam de melhor ajuda de governos, reguladores e instituições financeiras internacionais, do que é atualmente previsto”, destacou a líder do estudo, Joan MacNaughton (foto).
Já que está cada vez mais difícil assegurar um empréstimo de longo prazo com bancos, a tarefa fica ainda mais difícil para projetos de energia segura. Os desenvolvedores estão olhando em direção a fontes de financiamento alternativas como fundos de pensão, seguradoras, títulos verdes, fundos de riqueza soberana, fundos de investimento privados e gestores de ativos que procuram aumentar seus ativos de infra-estrutura.
Deixe seu comentário