INVESTIMENTOS DEVEM CONTINUAR CAINDO EM 2017 NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO DA NORUEGA
O furacão da crise aos poucos se acalma, mas seus efeitos ainda pesam diretamente sobre a indústria de óleo e gás. O cenário é esse ao menos para a Noruega: os investimentos do país no setor de petróleo devem continuar a cair em 2017, apontou uma nova pesquisa divulgada pela Statistics Norway (SSB). A previsão é de que a instabilidade do preço do barril de petróleo deverá manter os gastos em baixa no segmento, que sozinho responde por 20% do Produto Interno Bruto (PIB) norueguês.
Diante dos menores aportes em todas as áreas da cadeia no país, a indústria de óleo e gás deverá sofrer com uma queda de 8% nos investimentos, totalizando cerca de US$ 18,4 bilhões no ano. Os cortes devem acontecer principalmente em Exploração e Produção (E&P) e desenvolvimento de campos.
A redução, no entanto, pode ser amenizada pela divulgação de novos balanços e planos de negócios nos próximos meses. “O desenvolvimento de investimentos para 2017 está previsto para ser mais similar a um ano normal do que ao desenvolvimento de 2016, até o momento. Portanto, não é improvável que a queda de 2016 para 2017 seja menor que a indicada na pesquisa”, afirmou a agência em comunicado.
Deixe seu comentário