INVESTIMENTOS EM ENERGIAS RENOVÁVEIS NÃO AFASTAM ALEMANHA DA BUSCA DO SEU DESENVOLVIMENTO NUCLEAR
Apesar de a Alemanha optar por substituir gradualmente a sua utilização da energia nuclear, o país não deve perder sua experiência neste segmento. A experiência adquirida pelo é vista como importante para a investigação, para a indústria e sobre tudo para o próprio Estado. O tema da preservação e da construção de expertise nuclear por meio do deslocamento da responsabilidade operacional para empresas de propriedade federal ganhará relevância especialmente no setor de gestão de resíduos. Tendo em conta todas as autoridades e empresas públicas que operam neste setor, ele deverá empregar quatro mil pessoas. Juntamente com os funcionários de empresas privadas e empregados do governo. Em outras áreas da tecnologia nuclear, a Alemanha poderá ter um sexto dos mais de 30.000 funcionários da indústria nuclear ainda lotado ao setor público .
Isto exigirá uma formação adequada de pessoal qualificado e um planejamento de recursos humanos específico, envolvendo perspectivas positivas para os jovens alemães. Os empregadores precisam formar mão de obra qualificada para prosseguirem. Também precisam incluir uma discussão pública apropriada sobre o assunto. A questão dos conhecimentos especializados abrange toda a gama de conhecimentos científicos e técnicos relacionados com a tecnologia nuclear: a investigação nuclear de base, a investigação no domínio da segurança dos reatores, a radioquímica, a proteção radiológica, as aplicações nucleares na medicina, a indústria e a agricultura. O governo alemão quer ter esta liderança e influência internacional.
Os especialistas alemães consideram que a pesquisa de segurança de reatores que estão ligados à operação de usinas de energia nuclear é fundamental. A investigação em matéria de segurança nuclear constitui a base para a experiência em questões de segurança. A Alemanha declarou a sua intenção de desempenhar um papel de influência. Na visão desses especialistas, o governo quer e precisa ter acesso aos conhecimentos especializados adequados e também ter os fundos para isso. Está sendo pensado a criação de um Centro de Perícia para Segurança Nuclear onde as questões atuais poderiam ser tratadas. Nele poderá ser possível reunir capacidades, pesquisar em rede, estado e indústria e criar um hub atraente para uma colaboração internacional.
Substituir as fontes de energia por renováveis sim, mas ao mesmo tempo, o governo ainda mantem investimentos no setor nuclear, como o projeto Hinkley Point C, que recebeu sua primeira licença parcial. Todos os quatro reatores serão construídos usando equipamento de instrumentação e controle feito na Alemanha. No Reino Unido, além do EPR da Areva, o AP1000 da Westinghouse também completou o Genérico Design Assessment e o ABWR da Hitachi seguirá até o final do ano. As coisas também estão acontecendo a leste da Alemanha: há alguns meses, a Unidade 1 da usina nuclear Novovoronezh II entrou em operação com equipamentos alemães de instrumentação e controle e um período operacional planejado até 2077.
Deixe seu comentário